Governo de Rondônia
19/04/2024

RESSOCIALIZAÇÃO

Cursos profissionalizantes são oferecidos para oportunizar a ressocialização no sistema prisional

06 de fevereiro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Inicialmente 106 reeducandos fazem os cursos de pintor de obras, empreendedorismo, educação ambiental, pedreiro de alvenaria e norma regulamentadora (NR-20).

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, abriu a agenda de cursos de 2023, para capacitação voltada a reeducandos do sistema penitenciário estadual. Inicialmente, 106 reeducandos fazem os cursos de pintor de obras, empreendedorismo, educação ambiental, pedreiro de alvenaria e norma regulamentadora (NR-20).

Os cursos são uma parceria com o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep e estão  sendo ofertados na Colônia Agrícola Penal, Penitenciária Edvan Mariano Rosendo, Centro de Ressocialização Vale do Guaporé e Penitenciária Jorge Thiago. A modalidade das aulas é presencial, em salas instaladas dentro das próprias unidades prisionais, onde os instrutores trabalham teoria e prática.

O governador  Marcos Rocha, destacou que o objetivo é capacitar para que ao final de suas penas, os egressos tenham opções de trabalho e não retornem à criminalidade. “Esse processo de ensinar, passo a passo novas profissões, é o que gera a oportunidade de mudança de vida através do trabalho. Em 2022 foram 1.738 vagas de cursos disponibilizadas em todo estado e estamos trabalhando para ampliar esse número, com objetivo de diminuir cada vez mais a reincidência criminal”, ressaltou.

As primeiras turmas foram formadas em Porto Velho, nos primeiros dias de fevereiro, e  segundo a Gerência de Reinserção Social da Sejus – Geres, através do Núcleo de Educação e Capacitação – Nueca, o cronograma para os demais municípios está em fase de elaboração. “A maior parte da população carcerária está concentrada na capital, mas seguimos em tratativas com o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai e Instituto Federal de Rondônia – Ifro, para que  como em anos anteriores, os cursos cheguem a todos os municípios do Estado” destacou a chefe de núcleo, Monique Mesquita de Souza.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Taiana Mendonça M. de Queiroz
Fotos: Luís Marcos Rodrigues
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Governo, Inclusão Social, Justiça, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo