28/04/2024

RESSOCIALIZAÇÃO

Cursos profissionalizantes de maquiagem e secretariado são ofertados em unidades prisionais do Estado

28 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Sejus e Ifro iniciaram a entrega de certificados dos cursos de maquiagem e secretariado, para reeducandas de Porto Velho

A capacitação profissional tem fomentado o trabalho de ressocialização no Sistema prisional em Rondônia. O Governo do Estado promove cursos de secretariado e maquiagem em 10 unidades prisionais, disponibilizando 140 vagas direcionadas para reeducandas e público LGBTQIAP+. Os municípios contemplados foram Porto Velho, Alvorada do Oeste, Guajará-Mirim, Vilhena, São Francisco e Rolim de Moura.

As parcerias foram destacadas pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e na última semana foi dado início à entrega de certificados. As turmas iniciaram em diferentes datas, entre junho de 2023 a janeiro de 2024, com aulas ministradas pelo Instituto Federal de Rondônia (Ifro). O início da entrega foi celebrado com os certificados, através da formatura, que aconteceu na Penitenciária Estadual Feminina Suely Maria Mendonça, em Porto Velho, no dia 19.

Durante o evento, uma das formandas agradeceu em nome da turma, “quero agradecer a todos pela oportunidade de aprendermos algo novo, e desejo que venham mais cursos, para que possamos nos profissionalizar”, afirmou.

A professora responsável por ministrar o curso de maquiagem, Bruna de Oliveira Alves, relatou que, “foi uma experiência ímpar e de grande valor, aprendi na mesma proporção que ensinei. Acredito que é no conhecimento que existe uma chance de libertação, a educação muda as pessoas”, ressaltou.

Para o secretário da Sejus, Marcus Rito, a educação desempenha um papel fundamental no processo de ressocialização no sistema prisional.

Texto: Taiana Mendonça
Fotos: Taiana Mendonça e Larysse Rodrigues

Alvorada do Oeste, Assistência Social, Capacitação, Cerimônia, Cursos, Direitos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Guajará-Mirim, Guajará-Mirim, Jaru, Justiça, Porto Velho, Porto Velho, Rolim de Moura, Rondônia, Sociedade, Vilhena