Governo de Rondônia
22/07/2024

FORMAÇÃO

Cursos especializados para condutores profissionais são ofertados em sete municípios de Rondônia

17 de junho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Os cursos ofertados pela EPTran são destinados a condutores habilitados que pretendem se profissionalizar

Com o objetivo de aperfeiçoar, instruir, qualificar e atualizar condutores, habilitando-os à condução profissional no transporte de pessoas ou cargas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) oferta cursos especializados nos municípios de Porto Velho, Guajará-Mirim, Ouro Preto do Oeste, São Miguel do Guaporé, Nova Brasilândia, São Francisco do Guaporé e Seringueiras; para os meses de junho, julho e agosto de 2024.

Ministrados pela Escola Pública de Trânsito (EPTran), os cursos são destinados a condutores já habilitados para condução de veículos de transporte coletivo de passageiros, escolares, produtos perigosos e cargas indivisíveis; veículos de emergência e motocicletas e motonetas destinadas ao transporte remunerado de mercadorias e passageiros, conforme a Resolução n° 789 de junho de 2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A vice-diretora da EPTran, Juliana Jochims explica que, os cursos atendem solicitações vindas dos municípios, entidades de classe, sindicatos, associações e instituições em geral. “Outros cursos poderão ser ofertados durante o processo, a depender de eventuais demandas recepcionadas pela Escola Pública de Trânsito.”

A especialista de trânsito, Mirian Cruz lembra que, além de desenvolver competências e habilidades dos motoristas, os cursos inspiram valores essenciais nesses condutores, de respeito às leis e preservação da vida. “O que é importante à manutenção de um trânsito mais seguro, já que a partir da educação, os motoristas conseguem reagir às situações de risco, minimizando as chances do sinistro de trânsito, sendo a principal finalidade desses cursos promover a segurança viária.”

REQUISITOS

Os cursos de formação e atualização são obrigatórios a cada cinco anos, para todos aqueles que atuam como condutores dos veículos mencionados em atividade remunerada. Para se matricular nos cursos, faz-se necessário que o candidato atenda aos seguintes requisitos:

  • Seja maior de 21 anos;
  • Possua categoria de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) adequada ao curso pretendido (ver requisitos);
  • Não esteja cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir;
  • Não tenha a CNH cassada;
  • Não esteja cumprindo pena decorrente de crime de trânsito;
  • Não esteja impedido judicialmente de exercer seus direitos;
  • Efetue o pagamento da taxa de matrícula: curso de formação custa R$ 217,05 (duzentos e dezessete reais e cinco centavos); curso de atualização custa R$ 54,27 (cinquenta e quatro reais e vinte e sete centavos).

Informações sobre os requisitos específicos para cada formação podem ser obtidas diretamente na EPTran, localizada na Avenida Padre Chiquinho, nº 903, Bairro Pedrinhas, em Porto Velho; pelo contato do WhatsApp (69) 99356-0519, e em qualquer unidade do Detran-RO nos municípios.

Para conhecer o calendário de cursos dos meses de junho, julho e agosto, acesse aqui.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Mirian Cruz e Telma Ferreira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cursos, Direitos, Economia, Fiscalização, Governo, Guajará-Mirim, Infraestrutura, Nova Brasilândia do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Porto Velho, Rondônia, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Segurança, Seringueiras, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo