Governo de Rondônia
19/04/2024

CARREIRA PROFISSIONAL

Cursos do IDEP viabilizam inserção de jovens no mercado de trabalho

11 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Alunos do Curso de Barbeiro do Idep assumirão um novo emprego em junho, quando terminarem as aulas

O Governo do Estado de Rondônia por meio  do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep, viabilizam a inserção no mercado de trabalho de quem planeja consolidar uma carreira profissional, principalmente jovens que buscam se qualificar e assim conquistarem o primeiro emprego. Entre os cursos da instituição de ensino profissionalizante no qual os cursistas já saem empregados, está o de Barbeiro, cujas aulas acontecem no polo Flora Calheiros, na Zona Leste de Porto Velho.

Três alunos da turma já estão com vagas de emprego garantidas em uma barbearia, localizada no centro da Porto Velho, quando concluírem o curso em junho. Jennifer Lopes de 25 anos, Acsa Thayler, 26, e Everson Zacarias Souza, 19; já trabalharam em áreas diferentes, mas enxergaram no promissor setor da beleza, mais chances de sucesso. Diante da inusitada oportunidade, Acsa resume o novo trabalho com uma saudação jovial, “vai dar bom”, afirmou.

Com a preparação do cidadão para atuar profissionalmente, a gestão estadual busca o progresso econômico e o desenvolvimento social, alcançando indicadores positivos no setor produtivo.

Para o governador Rondônia, Marcos Rocha, o ensino profissionalizante tem um papel fundamental neste novo cenário econômico do Estado, porque, com a qualificação da mão de obra, o cidadão adquire habilidades técnicas, ganhando portanto, uma profissão e prestando um serviço de qualidade à população. “Ao priorizar a educação profissional como uma política pública, o Governo de Rondônia prepara a população rondoniense para aproveitar as oportunidades que vêm surgindo com o desenvolvimento local”, destacou.

De acordo com a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Rondônia é o estado com a menor taxa de desemprego e o que tem a 2ª menor taxa de desigualdade de renda do Brasil. Já o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged revelou na divulgação dos números referentes a 2021, que Rondônia é o 1° lugar no percentual de jovens entre 18 e 29 anos, com vínculos de trabalhos ativos de 32,2%.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cidadania, Cursos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo