Governo de Rondônia
17/01/2025

REABILITAÇÃO SOCIAL

Curso de Estética Facial e Maquiagem é realizado em unidade prisional de Vilhena

17 de dezembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Ação promoveu a qualificação da mão de obra apenada para desenvolver trabalhos ao longo e após o cumprimento de pena

Com o objetivo de fortalecer a ressocialização no sistema prisional feminino, o  governo de Rondônia promoveu o Curso de Estética Facial e Maquiagem, voltado às internas da Penitenciária Feminina e Semiaberto de Vilhena. A ação promoveu a qualificação da mão de obra apenada para desenvolver trabalhos ao longo e após o cumprimento de pena.

A formação, executada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), através da Coordenadoria de Projetos de Reinserção Social – Regional III, em parceria com o Instituto Federal de Rondônia (Ifro), iniciou em 1º de novembro deste ano.

A primeira fase contou com 160 horas de conteúdo teórico, desenvolvido mediante apostilas elaboradas pela equipe pedagógica. A segunda fase, de 30 horas presenciais, teve início no dia 9 de dezembro, e encerrou dia 13, com aulas práticas ministradas na unidade prisional.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a capacitação reforça o engajamento da gestão estadual em promover, ainda mais, oportunidades de mudança e transformação às pessoas privadas de liberdade, fortalecendo a sua reintegração ao mercado de trabalho e à sociedade.

REINTEGRAÇÃO

As certificações do curso profissionalizante aconteceram após a aplicação de 180 horas de aula. A formação foi ministrada pela instrutora, Amanda Cardoso, na Penitenciária Feminina e Semiaberto de Vilhena, e capacitou 15 internas do regime fechado. As aulas práticas foram desenvolvidas nas salas da Unidade, e as internas que participaram da oficina receberam 15 dias de remição de pena por meio da educação, conforme instituído pela Lei de Execução Penal (LEP) nº 7.210/1984.

A capacitação é uma importante ferramenta de reabilitação social e inclusão profissional, que oferece uma nova perspectiva de inserção no mercado de trabalho, promovendo a autoestima e o empoderamento das participantes.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, enfatizou a importância do curso para a formação de profissionais e fortalecimento da ressocialização. “A Sejus tem trabalhado para proporcionar novas oportunidades às internas. A educação e capacitação profissional são fundamentais para que elas possam se reintegrar à sociedade e contribuir de para a comunidade.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Assessoria Sejus
Fotos: Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cidadania, Cursos, Direitos, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Justiça, Políticas Públicas, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade, Vilhena, Vilhena


Compartilhe


Pular para o conteúdo