Governo de Rondônia
30/04/2024

RESSOCIALIZAÇÃO

Curso de Corte e Costura é aplicado para reeducandas do sistema prisional de Guajará-Mirim

13 de abril de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O curso é ministrado no ateliê de costura instalado dentro da unidade prisional, para reeducandas do regime fechado

Com o intuito de promover a ressocialização no Sistema Prisional através da capacitação, o Governo do Estado promove o Curso de Corte e Costura para 11 reeducandas do regime fechado, em Guajará-Mirim. Iniciado no dia 5 de março, o curso tem duração de 160h, sendo aplicado de terça a sexta-feira, na Casa de Detenção Feminina, em Guajará-Mirim.

A ação é realizada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As aulas são ministradas pela especialista em design de moda do Senai, Cida Ramiro. Para a professora, a expectativa em ministrar o curso é grande. “Observo o desempenho e interesse da turma. Algumas alunas pretendem dar continuidade na profissão após o cumprimento de pena. Há muito empenho, e o objetivo é deixar o ateliê da unidade em funcionamento no futuro, com as reeducandas trabalhando”, pontuou.

REMIÇÃO E QUALIFICAÇÃO

Umas das alunas afirmou que, o curso veio em boa hora. “A formação contribui com a remição e também com a qualificação. Teremos uma profissão quando sairmos do sistema prisional, é uma oportunidade para atuarmos no mercado de trabalho”, afirmou.

O secretário da Sejus, Marcus Rito ressaltou a importância da capacitação profissional dentro do Sistema Prisional. Além do processo de capacitação, as reeducandas garantem a remição de pena, prevista na Lei de Execução Penal (LEP), de um dia da pena a menos a cada 12 horas de estudo. “Durante o cumprimento de pena é necessário trabalharmos a ressocialização social, que é realizada através de ações de incentivo à leitura, educação, ações religiosas, promoção de atividades laborais e capacitação profissional”, destacou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Taiana Mendonça
Fotos: Taiana Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Cidadania, Cursos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Guajará-Mirim, Guajará-Mirim, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo