27/04/2024

HOMENAGENS

Culto ecumênico e balões brancos marcam ação pelo “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito”

20 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Culto ecumênico realizado no Espaço Alternativo em alusão ao “Dia Mundial em Memória as Vítimas de Trânsito”

Em alusão ao “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito”, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran/RO realizou neste domingo (19) uma ação especial,  culto ecumênico e soltura de balões brancos que emocionaram os presentes que prestigiaram a ação no Espaço Alternativo de Porto Velho.

A vice-diretora da Escola Pública de Trânsito – EPT, Juliana Jochims, que representou o diretor-geral do Detran, Léo Moraes, ressaltou que as autoridades de trânsito do mundo todo fazem homenagens às vidas perdidas no trânsito, buscando transformar essas histórias em exemplos para a promoção da segurança nas vias, incentivando as escolhas responsáveis e seguras de todos que fazem parte do trânsito. “O Dia Mundial em Memórias às Vítimas de trânsito não é apenas uma data no calendário, mas um instrumento importante para que os governos incluam em suas agendas, planos e programas de enfrentamento à violência no trânsito, possibilitando a conscientização de toda a sociedade em favor da segurança e da paz no trânsito”, ressaltou.

Segundo a vice-diretora a participação da Polícia Rodoviária Federal – PRF; da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – Semtran; do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu; do Corpo de Bombeiros Militar – CBM e da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – DTFAT na ação, fortaleceu o trabalho em parceria para reduzir os sinistros e preservar vidas.

A chefe do grupo de Educação para o Trânsito da Polícia Rodoviária Federal – PRF, Elauana Laybenitz, destacou o trabalho realizado pelos órgãos de trânsito. “Quando abordamos os usuários da via, não queremos multar, mas sim salvar vidas, pois por trás dos números, há pessoas que são pais, filhos, tios, avós, amigos… que podem perder a vida em um acidente de trânsito e deixar suas famílias desamparadas. O dia de hoje é importante, mas não só hoje, e sim todos os dias, para que possamos refletir sobre nossas atitudes no trânsito e escolher a vida. Todos nós somos responsáveis por tornar o trânsito um lugar seguro para todos”, afirmou.

Guajará-Mirim

A Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran de Guajará-Mirim, também realizou uma ação alusiva ao “Dia Mundial em Memória as Vítimas de Trânsito”, com uma carreata. A mobilização aconteceu na sexta-feira (17 ) , e contou com a participação da população de Guajará-Mirim e cidades vizinhas, além da Polícia Militar – PMRO, Polícia Civil – PCRO, Bombeiros – CBM, Igreja Católica e o Exército Brasileiro.

Com percurso previamente programado, a equipe de Educação de Trânsito fez a sensibilização da população com orientações e mensagens aos familiares que estavam presentes, também colaboraram com a sensibilização participantes da carreata que deram seus depoimentos de sinistros de trânsito. Ações em homenagens as vítimas de trânsito foram realizadas pelo Detran em diversos municípios do estado.

Balões brancos foram soltos em homenagem às vítimas do trânsito

Renaest

Segundo dados da Coordenadoria de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito – Renaest do Detran/RO, ocorreram 18 mil sinistros em 2022, desses 11.950 tiveram como consequências vítimas lesionadas. 15.558 pessoas ficaram feridas e das quais 459 tiveram como consequência óbito. Quanto aos envolvidos, 18,7 mil eram motoristas de veículos e 11,3 mil eram motociclistas, sendo que 252 motociclistas perderam a vida no ano passado.

O diretor-geral do Detran/RO, Léo Moraes, afirma que os números são alarmantes e a preocupação aumenta quando já vemos um aumento de sinistros nos primeiros 5 meses do ano de 2023 da ordem de 8,8% se comparado ao ano de 2022.

“O fator humano (15.786) é a principal razão dos sinistros em Rondônia, tendo como fatores agravantes a falta de atenção (4.018) e o desrespeito à sinalização (2.564). Ser cauteloso e cumprir as leis de trânsito é optar pela vida, e isso exige a postura e o compromisso de todos que fazem parte do trânsito rondoniense” – afirmou o diretor do Detran/RO, Léo Moraes.

Texto: Jarlana Davy
Fotos: Jarlana Davy e Miro Costa

Cerimônia, Cidadania, Direitos, Economia, Educação, Fiscalização, Governo, Justiça, Legislação, Meio Ambiente, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito