Governo de Rondônia
21/05/2024

DIA DA BANDEIRA

Crianças e jovens alunos de escola estadual em Porto Velho vivenciam resgate de valores cívicos

19 de novembro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Projeto “Valores”, direciona 1,2 mil crianças e jovens quanto às tradições de momentos cívicos nas escolas

É sublime a missão da direção, dez monitores e uma dedicada equipe de zeladores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ulisses Guimarães, na Rua Turmalina nº 10015, Bairro Jardim Santana, zona Leste de Porto Velho. Ali funciona o Projeto “Valores”, que direciona 1,3 mil crianças e jovens para o melhor sentido de vida possível. Neste dia 19, alunos do 3º e 9º anos cantaram o hino e participaram do hasteamento da Bandeira Nacional em ato solene comemorativo ao seu dia. 

Numa concepção didática, a direção da unidade escolar inaugurou um mural que explica sobre a bandeira, outros símbolos pátrios, e mostrou fotos dos momentos cívicos escolares. “O aluno vai se ver aqui e guardar uma ótima lembrança de tempos tão bons”, comentou o coordenador de gestão educacional, capitão Hipólito Alencar.

Integrante do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares em Porto Velho, a Escola Ulisses Guimarães está vivenciando a interação das equipes. “Todos nos dedicamos a proporcionar às comunidades carentes a oportunidade para a excelência de seus filhos”, disse o vice-diretor Valdeci Ramos.

A diretora da escola, Regina Cláudia Ramos da Silva, que se encontra em tratamento de saúde, divide a responsabilidade com o oficial comandante de gestão escolar, capitão de corveta da Marinha do Brasil, Flávio da Silva Vieira, e com outro gestor, o capitão do Exército Brasileiro, Hipólito Alencar.

Vice-diretor da Escola Ulisses Guimarães, diz que escola já tinha tradição dos momentos cívicos

TRADIÇÃO

Segundo o vice-diretor, antes de ser aderido ao projeto das escolas cívico-militares, o estabelecimento de ensino já tinha tradição em momentos cívicos. “Destaco o projeto Polícia Militar na Escola, que muito nos fortaleceu”, disse.

Voltada para o objetivo da “transformação do ser”, item fundamental do Projeto “Valores”, a Escola Ulisses abre mais um ciclo de atividades pós-pandemia. “O pensamento escolar aqui é totalmente voltado para o atendimento a comunidades carentes, no sentido de o aluno ter visão de que será alguém no futuro; todos têm direito a trabalhar a personalidade e a ter um direcionamento seguro”, explicou Ramos.

54 ESCOLAS POR ANO

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa, apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, da qual participam o corpo docente e militares.

Até 2023, os dois ministérios esperam fazer funcionar no País 216 escolas nesse modelo com a perspectiva de melhorar o ensino-aprendizagem nas escolas públicas, com base no alto nível dos colégios militares do Exército Brasileiro, das polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Educação, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo