Governo de Rondônia
28/04/2024

FALSIFICAÇÃO

Corregedoria do Detran Rondônia flagra caso de adulteração de Carteira Nacional de Habilitação

02 de abril de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Servidores do Detran Rondônia estão sempre atentos a esse tipo de situação

Um homem de 37 anos foi conduzido a Central de Polícia Civil pelo delegado corregedor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Vinícius Lucena Tavares Bastos. O fato correu na manhã de quarta-feira (30) na Coordenadoria Metropolitana de Trânsito (Cometran) em Porto Velho, o homem procurou a unidade da autarquia para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o documento apresentado estava incompatível com os dados cadastrados junto ao Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach). Servidores do Detran Rondônia estão sempre atentos para como atuarem em casos como este.

Ao ser informado o corregedor, Vinícius Lucena Tavares Bastos e o policial civil, Moacyr Bastos foram até o local para checar a situação e ao conversar com a pessoa foi apresentada a CNH com data de expedição em 28 de novembro de 2017, categoria “D”, sendo que ao averiguar o documento constatou-se indícios de adulteração na categoria, fato confirmado ao consultar o sistema Renach que o mesmo não possuía habilitação na referida categoria, inclusive consta no sistema que o mesmo tentou por várias vezes mudar a CNH para a categoria “D” mas não obteve êxito na aprovação junto ao Detran Rondônia.

Diante dos fatos, o homem acabou confirmando que realmente não conseguiu lograr êxito na aprovação na categoria “D”, resolveu fazer a adulteração do documento, alegando que precisa da CNH com a referida categoria, pois trabalha como motorista de caminhão em uma empresa de transporte. Ao tentar renovar a CNH junto ao Detran a adulteração foi descoberta.

Após confessar a adulteração, o delegado corregedor do Detran, deu voz de prisão ao homem por apresentação e uso de documento falso. Durante a ocorrência do fato, o suspeito ainda se apresentou como soldado do Exército Brasileiro apresentando uma carteira preta, com o brasão da referida instituição militar. Ao ser questionado, se realmente era militar, ele acabou confessando que nunca serviu o Exército e que estava tentando ser liberado do flagrante, por isso alegou ser militar.

O suspeito foi apresentado a Central de Flagrantes juntamente com os documentos citados, para análise dos fatos pela autoridade policial. O corregedor informou ainda que não foi necessária a utilização de algemas na condução do homem.

O delegado plantonista ratificou a prisão e determinou a lavratura do Auto de Prisão em Flagrante.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Educação, Fiscalização, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo