29/06/2024

Cacoal

Corpo de Bombeiros de Cacoal terá lavador asséptico e garagem

17 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

4 GBAté janeiro de 2015 deve estar concluída a construção de um lavador para assepsia de ambulâncias no 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros, em Cacoal. Com uma área total de 110 metros quadrados, o objetivo da construção é promover melhores condições aos Bombeiros Militares quanto à biossegurança. O lavador asséptico neutraliza os agentes biológicos que podem ser nocivos à saúde dos bombeiros, como sangue, secreções e vômitos. Além disso, será possível dar uma destinação correta a esses materiais biológicos.

Parte dos recursos para a construção do lavador provém de um convênio celebrado entre o Corpo de Bombeiros de Cacoal e a Prefeitura Municipal. Já a mão de obra para a construção do lavador é fornecida pelo Governo de Rondônia, através da Secretaria Executiva Regional.

Novos investimentos.

Além de um lavador para assepsia das ambulâncias, o 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros contará também com uma garagem para estacionamento e proteção das viaturas. A obra já foi licitada e em breve deve ser iniciada. Com um investimento de aproximadamente R$ 60 mil do Governo de Rondônia, a garagem terá 192 metros quadrados.

“Esse projeto da construção da garagem irá proteger as nossas viaturas operacionais do sol e da chuva, promovendo assim a durabilidade destes bens patrimoniais”, observou o comandante do 4º GB, capitão Alan Fabrício da Silva Costa.

Equipamentos

Nos últimos quatro anos, diversos equipamentos e viaturas foram destinados ao Corpo de Bombeiros de Rondônia. O 4º Grupamento, em Cacoal, além de materiais e equipamentos de salvamento, de combate a incêndios urbanos e florestais e de atendimento pré-hospitalar, recebeu ainda um veículo Auto Misto de Apoio a Salvamento (Amas), uma viatura Amarok (4×4) e também um caminhão Auto Bomba Tanque Florestal de combate a incêndios florestais.

O 4º GB, em Cacoal, conta com 41 bombeiros que atendem principalmente à ocorrências de trânsito e auxílio a doentes. Em média, são atendidos três acidentes de trânsito por dia e cinco ocorrências de auxílio a doentes.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin