Governo de Rondônia
28/04/2024

DEFESA DO CONSUMIDOR

Consumidores são orientados sobre as compras durante a “Black Friday”

24 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Fiscalização da “Black Friday” acontece em polos de alta concentração do comércio no Estado

As promoções na “Black Friday”, realizada tradicionalmente na última sexta-feira de novembro, abrem a temporada de compras do fim de ano. Para garantir que os consumidores não sejam enganados com falsas promoções, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Rondônia (Procon/RO) fiscaliza e orienta sobre os principais cuidados no momento das compras.

A fiscalização da “Black Friday” teve início na segunda-feira (20), em polos de alta concentração do comércio, e vai se estender até a próxima semana, tanto na Capital quanto nos municípios, com o monitoramento das boas práticas de consumo e conscientização dos cuidados que os consumidores devem adotar nesta época do ano.

Procon/RO fiscaliza e orienta sobre os principais cuidados no momento das compras

De acordo com o coordenador do Procon/RO, vinculado à  Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec),  Yan Gabriel Helmann, fazer pesquisa de preços antecipadamente é uma das principais medidas para se dar bem nas promoções da “Black Friday”, pois as lojas nesse período têm diferentes preços para os mesmos produtos. Além disso, condições de pagamentos vantajosas para o consumidor.

ORIENTAÇÕES

Na lista das dicas do Procon/RO, também está a busca por sites confiáveis para evitar as armadilhas nesta época do ano, onde os golpistas usam da ansiedade do consumidor para aplicar fraudes. O coordenador destaca que é possível verificar a reputação da loja ou site, em páginas que os consumidores utilizam para fazer reclamações, a exemplo do reclameaqui.com.

Outro ponto de alerta está na hora de escolher a forma de pagamento, em compras online. O Procon/RO orienta a tomar cuidado ao finalizar a compra, verificar o destinatário do boleto, pix ou transferência; que deve estar em nome da loja e não em nome de pessoa física.

Além disso, o consumidor é instruído a pedir sempre o cupom ou nota fiscal da compra, e verificar a política de troca da empresa, assim como, pedir para que as condições de troca constem no cupom fiscal. O coordenador apontou ainda que, é importante o consumo consciente e orienta que consumidor não compre por impulso, tenha em mente se realmente precisa do produto, pois a educação financeira também salva o consumidor de ciladas.

DEFESA DO CONSUMIDOR

O Procon/RO dispõe de inúmeros canais de atendimento à informações ou denúncias nos municípios

O governador Marcos Rocha destacou a importância de conscientização dos consumidores rondonienses para evitar que os mesmos tenham prejuízos. ‘‘Estar bem orientado pelo Procon/RO é fundamental para que a população possa tirar proveito dos descontos em compras feitas nesta época do ano. O Governo de Rondônia está atento à defesa dos consumidores por meio do Procon/RO, em casos de práticas de consumo irregulares ’’, salientou

O coordenador do Procon Rondônia destacou que, na fiscalização do ano passado, as principais falhas identificadas foram relativas à falsa sensação de desconto, pois um mês antes, empresas aumentam o valor do produto e na Black Friday dão o desconto, e o consumidor acaba pagando o mesmo valor tradicional do produto; e ainda foram registrados golpes em sites não confiáveis, além de descumprimentos das ofertas de promoções.

CONTATOS PARA DENÚNCIAS

Caso o consumidor verifique uma possível irregularidade, pode denunciar ao Procon/RO por meio do telefone 151 ou fazer sua reclamação pela plataforma procon.ro.gov.br, ou nos polos físicos espalhados pelo Estado, nas cidades de Porto Velho, Guajará, Ariquemes, Ji-Paraná, Ouro Preto, Rolim de Moura, Alta Floresta, Pimenta Bueno, Cacoal, Ministro Andreazza, Espigão do Oeste e Vilhena. O Procon Rondônia também divulga dicas para o consumidor através do link: https://instagram.com/proconro?igshid=NzZlODBkYWE4Ng==


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Calebe Melocra
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Empresas, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Justiça, Legislação, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo