09/05/2024

Conexão Mundo seleciona 50 alunos da Escola Anísio Teixeira

21 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

É a segunda vez que Rondônia participa do programa, que foi desenvolvido em 2012 em parceria do Sesi e Senai com a organização não governamental US-Brazil Connect. Em 2013, quatro alunos da Escola Anísio Teixeira viajaram para as cidades de Traverse City, em Michigan, e Denver, no Colorado, junto com mais 800 alunos de diversos locais do Brasil.

Conexão Mundo seleciona 50 alunos da Escola Anísio Teixeira

O curso tem duração de cinco meses e é dividido em três etapas. Em abril inicia a primeira, quando os alunos participam de aulas online, utilizando redes sociais, como o Facebook e hangouts (bate-papo com webcam da Google) para realizar atividades e interagir com monitores americanos por dois meses. “O curso quase todo é online. Então o aluno não sente quando está aprendendo, já que tudo é algo do cotidiano dele”, explica um dos coordenadores do programa em Rondônia, professor Djair de Souza.

Entre junho e julho, durante o recesso escolar, os monitores americanos vêm ao Brasil para iniciar a segunda etapa. Neste momento, as aulas serão presenciais, quando os estudantes irão realizar a interação pessoal, além de ter aulas de segunda à sexta com jogos, dinâmicas e conversação livre.

Na etapa final, os alunos voltam às últimas aulas online e começam na fase de avaliações. Os monitores avaliam o desempenho dos jovens durante o curso, levando em conta a participação, interação, nível de conhecimento, entre outros. Após isto, os estudantes realizam um novo teste online para medir o crescimento e finaliza com uma entrevista com cerca de 10 alunos para conhecer a maturidade e o preparo para o intercâmbio de cada um.

Viagem

A viagem aos Estados Unidos acontecerá em janeiro de 2015. Os jovens irão dormir em casas de famílias americanas para ter o contato com a cultura e hábitos locais. “Além da parte educacional, o pessoal aprende também a cultura dos Estados Unidos, tendo contato com outros americanos”, explica Djair.

O Conexão Mundo é promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Texto: Halex Frederic
Fotos: Coordenação Conexão Mundo