INCENTIVO TURÍSTICO

“Conexão Etnoturismo” é promovida pelo Governo de Rondônia na aldeia indígena Paiter Suruí, em Cacoal

26 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Cerca de 70 pessoas tiveram a oportunidade de visitar e conhecer a comunidade Paiter Suruí e suas instalações da cultura local

Com o propósito de promover a integração e alinhamentos das comunidades indígenas, para que sejam visitadas por turistas, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo – Setur, promoveu nos dias 20 e 21 de junho, no município de Cacoal, o evento “Conexão Etnoturismo”.

O turismo tem se desenvolvido nos últimos anos pelas regiões de Rondônia e o Estado tem realizado ações para que o Etnoturismo seja mais uma atração. O “Conexão” ocorreu na comunidade indígena Paiter Suruí, em Cacoal, e contou com a presença de aproximadamente 70 pessoas, entre elas, representantes de comunidades indígenas, secretários municipais e estaduais, diretores e demais representantes das pastas do turismo.

Por enquanto, somente a comunidade Paiter Suruí, em Cacoal, possui rota turística para moradores e visitantes do Estado, onde é possível desfrutar de diversas atrações como: pintura corporal indígena, degustação de alimentos regionais indígenas, danças e venda de artesanatos.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou a importância dessa ação. “O Etnoturismo é mais uma atração para que os turistas possam conhecer a rica história das comunidades indígenas do Estado, sendo mais um instrumento importante e promissor do turismo, além de promover o desenvolvimento social e econômico de nossa região”.

Para o titular da Superintendência Estadual de Turismo, Gilvan Pereira Júnior, o evento teve como objetivo mostrar à população, mais uma atração turística, sendo uma iniciativa para o desenvolvimento turístico que abrange as comunidades indígenas. “Além dos potenciais turísticos que temos, a cultura indígena também faz parte disso, pois é de extrema importância mostrarmos a história que existe em cada comunidade, seguindo as recomendações”, enfatizou.

ETNOTURISMO

As atividades turísticas nas comunidades seguirão a legislação federal e as normas técnicas do turismo sustentável para promover as atividades turísticas; no processo de desenvolvimento local, regional e estadual do turismo, promovendo assim, atrativos e troca de experiências.

Texto: Richard Neves
Fotos: Gisele Louise

Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Lazer, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Turismo