Governo de Rondônia
29/03/2024

CONDUTORES EM AÇÃO

Condutores são orientados pelo Detran Rondônia a adotarem medidas de segurança no trânsito durante blitzes educativas

23 de junho de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Condutores são orientados sobre os itens de segurança veicular durante as blitzes educativas

Com o objetivo de conscientizar o condutor a aderir as medidas de segurança no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia vem desenvolvendo o projeto “Condutores em Ação”, com a realização de blitzes educativas todas quartas e quintas-feiras à noite, em várias regiões de Porto Velho. Na noite de quarta-feira (22) a ação aconteceu na BR-319, no trecho urbano e na Avenida Vieira Caúla sentido bairro, zona Leste da Capital. 

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida ressalta que a maioria dos acidentes de trânsito ocorre por falha humana, por isso a importância do trabalho de conscientização junto ao condutor e às pessoas que estão como passageiros no veículo, pois muitas que ouvem a orientação dos agentes de trânsito também são motoristas. “Além do trabalho de orientação, os agentes tiram dúvidas dos usuários que aproveitam a presença do servidor do Detran para se informar sobre os serviços”.

Segundo o gestor  da Diretoria Técnico de Educação de Trânsito – Dtet, Ruymar Pereira Lima, nestes dias da semana as blitzes educativas são realizadas com abordagem direta aos condutores de carros e motocicletas. “O agente de trânsito explica sobre a importância dos cuidados no trânsito e o uso de equipamentos obrigatórios para evitar acidentes e entrega panfleto com orientações importantes para o condutor”, afirmou.

O trabalho conta com a parceria da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat e da Polícia Rodoviária Federal – PRF, que tem como objetivo oferecer segurança viária para o cidadão, fortalecendo as instituições e o trabalho em prol de um trânsito mais seguro e humanizado para todos.

Dentre as irregularidades mais comuns praticadas no trânsito, tem-se o ato de dirigir e manusear o aparelho celular ao mesmo tempo, seja falando ou digitando mensagens no whatsApp ou com o veículo parado no semáforo. No Brasil falar ao celular enquanto dirige é infração de trânsito, e consta no Código de Trânsito Brasileiro – CTB. É uma infração gravíssima que resulta em setes  pontos na Carteira Nacional de Habilitação – CNH e multa no valor de R$ 293,47 (duzentos e noventa e três reais e quarenta e sete centavos). Todas essas informações são repassadas ao usuário durante as blitzes educativas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Economia, Educação, Empresas, Fiscalização, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo