Governo de Rondônia
18/04/2024

QUEIMADAS

Comunidades ribeirinhas do baixo Madeira recebem orientações de prevenção às queimadas

09 de agosto de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Moradores ribeirinhos foram orientados pelo Corpo de Bombeiros como agir diante das queimadas

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), realizou mais uma ação de conscientização e prevenção às queimadas e incêndios florestais, nos distritos de Calama e Nazaré. As atividades fazem parte do Programa de Fiscalização Preventiva e tiveram apoio de órgãos como a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) e Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBM).

Foram dez dias de atividades intensas orientando as comunidades sobre os riscos das queimadas. A coordenadora de Educação Ambiental da Sedam, Maricélia Cantanhêde, explica que “as causas no aumento das queimadas estão ligadas a questão cultural do uso do fogo para a limpeza de pastagens. Mas hoje, estudos comprovam que isso não é mais eficaz. As queimadas geram muitos mais prejuízos ao solo e à saúde humana, do que benefícios”.

Dentre as instruções voltadas para a educação ambiental, a denúncia de queimadas também foi um dos assuntos para conscientizar as comunidades. O aplicativo “Guardiões da Amazônia” faz parte do trabalho desenvolvido pela Sedam para monitorar e fiscalizar os focos de incêndios no Estado.

O representante da Associação dos Agricultores de Calama, Simião Rogis Pinto, reconhece que as atividades desenvolvidas podem mudar os hábitos dentro dos distritos. “Com as orientações, sei que podemos contar com a ajuda da Sedam. Por meio da Associação, posso conscientizar outros associados a seguirem essas orientações na comunidade”.

Maricélia ainda pontua que além das diretrizes, outras medidas podem ser aprimoradas para proteção ambiental. “Nós precisamos avançar para a população se sensibilizar quanto às queimadas. Havendo a reincidência das orientações, outro mecanismo deve ser utilizado, que é a aplicação de multas para aquele que infringir as leis de proteção ao meio ambiente”, finaliza a coordenadora.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: João Antônio Alves
Fotos: Lívia Balbino Guimarães
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Meio Ambiente, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo