28/04/2024

SEGURANÇA VIÁRIA

Comitê planeja ações para reduzir acidentes no trânsito em Rondônia

14 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

O Comitê Municipal de Segurança Viária de Porto Velho reuniu-se na sexta-feira (11), na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), para elaborar o planejamento das ações que serão desenvolvidas no trânsito, nos eixos de educação e fiscalização, para o próximo ano.

Membros do Comitê elaboram ações para diminuir acidentes de trânsito no estado

Entre as ações planejadas, estão palestras e blitzes educativas, produção de campanhas de conscientização no trânsito e dois encontros que serão realizados, um na Capital e outro no município de Ji-Paraná, visando reunir os órgãos inseridos no comitê para debater as estratégias e as políticas de trânsito.

O comitê foi criado em 2012, com base no Projeto Vida no Trânsito do Ministério da Saúde, a partir de um apelo da Organização Mundial de Saúde (OMS) para que os dez países que registravam maior índice de mortalidade por acidentes elaborassem planejamentos que viabilizassem formas de reforçar a segurança viária e de fazer diminuir os acidentes fatais.

No Brasil, que figura em 5º lugar entre os países de maior índice de morte por acidentes de trânsito, a ação passou a ser denominada de Plano da Década de Segurança Viária. O principal objetivo é fazer diminuir em 50% a quantidade de óbitos por acidentes.

Composto por 29 instituições municipais e estaduais, o comitê tem sua coordenação na Semusa. De acordo com o membro do Comitê, Zecarias Santos, o colegiado trabalha com seis eixos que norteiam a elaboração das ações no trânsito. São eles: gestão, educação, saúde, infraestrutura, fiscalização e segurança veicular.

O gerente do setor de estatística do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Iremar Torres Lima, destacou que o comitê tem um papel muito importante, atuando diretamente com os órgãos competentes nas estratégias para campanhas de educação e políticas de trânsito. “O comitê discute como as ações tanto de educação como de fiscalização podem ser mais bem executadas, faz o monitoramento da violência, analisa os dados e sugere ações que aumentem a segurança do Sistema de Trânsito”, ressaltou.

Texto: Luana Lopes
Fotos: Collien Rodrigo - Semusa