Governo de Rondônia
12/07/2024

PROTEÇÃO AMBIENTAL

Comércio virtual ilegal de madeiras é detectado em Rondônia

28 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Quatro empresas localizadas nos municípios de Itapuã do Oeste, Buritis e Vista Alegre do Abunã foram autuadas pela comercialização virtual e ilegal de madeira durante a operação de combate a crimes ambientais  realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Proteção Ambiental (Copam). A operação teve início no último dia 26.

As empresas foram autuadas pela comercialização apenas de seus saldos virtuais de empresa para empresa, gerando fraudes no sistema DOF (ferramenta eletrônica federal que integra os documentos de transporte florestal federal e estaduais, com o objetivo de monitorar e controlar a exploração, transformação, comercialização, transporte e armazenamento dos recursos florestais).

Conforme constatado pela equipe de agentes de fiscalização ambiental da coordenadoria, foram comercializados mais de 21 mil metros de madeira, de forma virtual e ilegal, sendo lavrados autos de infração em mais de R$6 milhões.

 

Foram comercializados mais de 21 mil metros de madeira, de forma virtual e ilegal, sendo lavrados autos de infração em mais de R$6 milhões.

Segundo Sidney Serafim Rodrigues, coordenador da Sedam, foram movimentadas aproximadamente 700 carretas com saldos virtuais e não a matéria prima em si. As empresas foram bloqueadas e em seguida terão suas licenças ambientais suspensas junto à Sedam, além de serem encaminhadas à Polícia Judiciária e ao Ministério Público para responderem criminalmente pela fraude no sistema e receberem as medidas cabíveis no caso.

Vilson de Salles, secretário de Desenvolvimento Ambiental, informa que estão sendo realizadas operações no estado de forma ininterrupta, sendo constatados vários crimes ambientais que, após detectado, caberá á Polícia Judiciária o prosseguimento nas investigações, de modo a identificar os autores e puni-los na forma de lei.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lívia Balbino Guimarães
Fotos: Sedam
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Meio Ambiente, Polícia, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo