Governo de Rondônia
16/04/2024

ALERTA

Com o fim da emergência global da covid-19, cuidados com a saúde devem continuar, esclarece Governo de Rondônia

07 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Durante a pandemia, várias ações foram realizadas pelo Governo de Rondônia, para que a população do Estado mantivesse todos os cuidados necessários

Nesta semana, a Organização Mundial de Saúde – OMS declarou o fim da emergência de saúde global da pandemia causada pelo coronavírus. Durante a pandemia, várias ações foram realizadas pelo Governo de Rondônia, para que a população do Estado mantivesse todos os cuidados necessários contra a doença, que afetou todo o mundo.

Em janeiro deste ano, com a situação da covid-19 controlada no Estado de Rondônia, o Poder Executivo revogou o Decreto n° 24.887, de 20 de março de 2020, que declarava “Estado de Calamidade Pública” em todo o Estado, para fins de prevenção e enfrentamento à pandemia, causada pelo coronavírus. A revogação foi definida pelo Decreto n° 27.843, em seu artigo 1°, publicado na Edição Suplementar 8.1, do Diário Oficial do Estado.

As medidas preventivas contra a covid devem continuar sendo mantidas pela população, para que evitem ser contaminadas, e a partir de agora, todos os órgãos reguladores de saúde estarão fazendo o gerenciamento do coronavírus, juntamente a outras doenças infecciosas.

Desde o início da pandemia, o Governo de Rondônia buscou de imediato promover campanhas de incentivo à população do Estado

AÇÕES
Desde o início da pandemia, o Governo de Rondônia buscou de imediato promover campanhas de incentivo à população do Estado, para que cumprisse o calendário vacinal, possibilitando assim, a redução no número de casos e internações. O Poder Executivo sempre manteve transparência quanto às informações, por meio do Portal do Coronavírus, com o relatório diário de casos e agora, com relatórios semanais sobre a situação da doença.

CUIDADOS
Mesmo com o fim da emergência global da covid-19, ainda sim, a população deve manter os cuidados necessários para evitar a contaminação, tais como:
– Manter o esquema vacinal em dia;
– Se tiver sintomas gripais, fazer o uso de máscaras, especialmente em locais fechados;
– Ficar atento aos sintomas típicos da covid-19, como febre ou calafrios; tosse; dificuldade para respirar; fadiga; dores no corpo e de cabeça; perda de olfato e paladar; dor de garganta; nariz entupido; náusea; vômito e diarreia.
– Se sentir os sintomas, é necessário ir até uma unidade médica para fazer a testagem rápida à detecção da doença.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Secom
Fotos: Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo Fez e Faz, Pandemia, Rondônia, Saúde, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo