Governo de Rondônia
29/05/2024

CONSCIENTIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO

Com ênfase na mediação de conflitos, servidores do Detran-RO participam de capacitação 

18 de abril de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Palestra destacou a importância da integração entre os setores e a formação do ser humano completo

Servidores da parte operacional, administrativa e gestores do corpo técnico do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) recebem ações de conscientização e sensibilização acerca do tema “Assédio Moral e Sexual no ambiente trabalho”. As palestras acontecem na Escola Pública de Trânsito (EPT), nos dias 17 e 18 de abril, em Porto Velho.

Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes,  o curso é voltado neste primeiro momento aos integrantes da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), e promovido pela Ouvidoria do órgão. Destaca a importância da integração entre os setores e a formação do ser humano completo. A capacitação também será ministrada para as regionais.

INTEGRAÇÃO

Durante a abertura do evento, a ouvidora Helen Florêncio destacou que, a Ouvidoria do Departamento Estadual de Trânsito, normalmente é vista apenas como um local de reclamação. “Queremos mudar essa visão, inverter a situação e criar pontes, em que nenhum lado seja mais importante que o outro, mas que se completem”, afirmou.

Capacitação abordou as relações de trabalho, focada na mediação de conflitos

De acordo com o corregedor do Detran-RO, Vinícius Lucena, é fundamental o desenvolvimento de um trabalho de integração e ações preventivas, bem como a mediação de conflitos, para que sejam evitados, por exemplo, a realização de Processo Administrativo Disciplinar(PAD). “Desta forma, desenvolvemos as atividades evitando conflitos e vivendo em um ambiente mais harmônico”, salientou.

O coordenador do CTI, James Silva destacou que, a coordenadoria dentro da estrutura do Detran-RO se comunica com todos os setores. “O trabalho é nossa segunda casa, onde precisamos interagir para termos um ambiente mais saudável”, pontuou.

PALESTRA 

Com ênfase na mediação de conflitos, combate ao assédio moral e sexual, à corrupção e discriminação; a capacitação foi ministrada pelo psicólogo do Poder Judiciário de Rondônia, Marcos Paulo Soares da Silva, abordando as relações interpessoais no trabalho.

Na oportunidade, foi apresentado ainda, pelo assessor técnico de Gestão de Risco do Detran-RO, Alexandre Lopes, o Programa Rondoniense de Integridade (Proin), da Controladoria-Geral do Estado (CGE), com a missão de ser referência nacional no enfrentamento à corrupção. “A cultura da integridade busca combater a vulnerabilidade institucional, para evitar práticas de corrupção, fraudes, subornos, irregularidades e quaisquer outros desvios éticos e de conduta”, concluiu.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Geovani Berno
Fotos: Ícaro Rafael
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cidadania, Cursos, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Políticas Públicas, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Segurança, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo