SAÚDE FINANCEIRA
30 de agosto de 2024 | Governo do Estado de Rondônia
Governo de Rondônia ajuda população a reconstruir situação financeira saudável com ações estratégicas
O governo de Rondônia tem adotado medidas para ajudar o cidadão a superar o ciclo de endividamento. Em 2024, já ultrapassa R$ 4,7 milhões os valores negociados no Feirão Limpa Nome, ação desenvolvida no âmbito do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Rondônia (Procon-RO), a fim de ajudar as pessoas a quitarem seus débitos, por meio da participação de diversas empresas, que oferecem condições especiais à negociação de dívidas.
Além da ajuda nestas negociações, o Procon também atua na promoção da Educação Financeira, com o objetivo de ajudar os rondonienses a terem uma situação financeira saudável. Acompanhe mais detalhes ao auxílio à superação do endividamento na entrevista abaixo:
Entrevistado: coordenador estadual do Procon-RO, Yan Gabriel
1 – Quais os principais comportamentos dos consumidores que contribuem para o endividamento?
R: Os principais comportamentos que frequentemente contribuem para esse problema são gastos excessivos, falta de planejamento financeiro, uso excessivo de crédito; desconhecimento das condições de crédito; falta de reserva de emergência; pressão de vendas e promoções, e falta de educação financeira.
Esses comportamentos podem ser interligados, e frequentemente se reforçam de forma mútua. Desenvolver hábitos financeiros saudáveis, como elaborar um orçamento, manter uma reserva de emergência e educar-se sobre finanças, pode ajudar a evitar o endividamento e promover uma saúde financeira mais robusta.
2 – De que forma o Procon-RO auxilia os consumidores a saírem do endividamento?
R: O Procon oferece orientações sobre direitos dos consumidores e como lidar com as dívidas. Isso inclui informações como negociar com credores, entender contratos de crédito e o que fazer em caso de cobrança indevida.
Também atua realizando intermediação de conflitos em disputas entre consumidores e empresas, ajudando a resolver questões relacionadas a cobranças indevidas ou práticas abusivas de crédito, fazemos também ações educativas, ajudando consumidores a entender melhor a gestão de suas finanças e evitar o superendividamento.
Além disso, recebemos reclamações e denúncias, onde os consumidores podem registrar no Procon-RO práticas abusivas por parte de credores, como cobranças indevidas, juros exorbitantes ou falta de transparência nos contratos de crédito.
Ao realizar acordos e negociações, em alguns casos, o Procon-RO pode ajudar a mediar acordos entre consumidores e empresas para facilitar a negociação de dívidas e condições mais favoráveis de pagamento, a exemplo do que acontece no Feirão Limpa Nome.
3 – Como funciona o Feirão Limpa Nome?
R: Este Feirão do Procon Rondônia é uma iniciativa que visa trazer o consumidor endividado ao mercado de consumo novamente. O evento é geralmente realizado de forma presencial, em parceria com as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs ) ou Associações Comerciais, permitindo que consumidores de diversas localidades participem.
O Feirão Limpa Nome oferece uma oportunidade específica para negociar dívidas e obter condições vantajosas. Juntos, esses recursos podem ajudar a aliviar o impacto do endividamento e promover a recuperação financeira dos consumidores.
As próximas edições do Feirão Limpa Nome serão em Ariquemes (setembro); Alta Floresta d’Oeste (outubro); e em Porto Velho, em dezembro.
4 – Ao sair do endividamento, quais as orientações ao consumidor não voltar a ficar endividado?
R: Recuperar-se do endividamento é uma conquista significativa, mas manter a saúde financeira a longo prazo exige cuidados e disciplina contínuos, algumas orientações importantes devem ser seguidas para evitar voltar ao status de superendividado.
4. Use o crédito com responsabilidade
9. Estabeleça prioridades
10. Busque apoio profissional, se necessário
Seguindo essas orientações, você pode construir uma base financeira sólida e evitar cair novamente em endividamento. A chave é a disciplina financeira e o compromisso com uma gestão saudável das suas finanças pessoais.
SERVIÇO
Reclamações sobre cobranças indevidas ou práticas abusivas de crédito podem ser registradas pelo site: procon.ro.gov.br.
Para mais informações entre em contato com o Procon pelo telefone: 151 ou WhatsApp (69) 98482-0928 ou (69) 98491-2986.
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Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça, Frank Néry e Vinicius Braz
Secom - Governo de Rondônia
Categorias
Economia, Empresas, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade