12/07/2024

AÇÃO SOLIDÁRIA

Coleta itinerante de sangue atende população de Espigão do Oeste, nesta sexta-feira e sábado

12 de julho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Desde o começo do ano, o governo intensifica ações itinerantes para evitar a escassez de sangue nos hemocentros

O município de Espigão do Oeste recebe nesta sexta-feira (12) e sábado (13) a ação de coleta de bolsas de sangue, visando fortalecer o abastecimento dos hemocentros estaduais. A iniciativa faz parte do projeto Fhemeron Itinerante, do governo de Rondônia, e envolve equipes do Hemocentro Regional de Cacoal em parceria com o município, no qual organizam o espaço destinado ao fluxo de doações e procedimentos gerais. Coordenadas pela Fundação Estadual de Hematologia e Hemoterapia (Fhemeron).

As atividades acontecerão das 15h às 20h desta sexta-feira (12); no sábado (13), a coleta estará disponível das 8h às 17h. O local para o procedimento será na Câmara Municipal, na Rua Vale Formoso, nº 1896, bairro Centro.

Segundo o governador Marcos Rocha, “a doação de sangue é um ato de solidariedade, que ajuda a salvar muitas vidas, ou seja, é fundamental em diversas situações médicas. Por esse motivo, é importante que o estoque seja sempre mantido visando manter os atendimentos médicos e não ocorram riscos.”

PRÓXIMAS COLETAS

Ainda este ano, diversas coletas itinerantes por todos os municípios serão realizadas. Desde janeiro, o governo do estado intensificou estas ações no sentido de evitar a escassez de sangue na rede sanguínea. Outras ações estão previstas para acontecer nos seguintes municípios:

• 19 e 20 de julho – Santa Luzia do Oeste;
  • 19 e 20 de julho – Cerejeiras;
  • 26 e 27 de julho – Jaru;
  • 2 e 3 de agosto – Costa Marques;
  • 9 e 10 de agosto – Ouro Preto do Oeste;
  • 9 e 10 de agosto – Alvorada do Oeste.

Para ser doador, o voluntário deve atender às seguintes condições:

• Apresentar documento de identidade com foto;
  • Possuir peso superior a 50kg;
  • Ter entre 18 e 69 anos, entre 16 e 17 anos podem doar acompanhados do pai/mãe ou responsável;
  • Não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas antes da doação;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Texto: Jackson Vicente
Fotos: Esio Mendes