ABAITARÁ

Centec Abaitará destaca-se como vitrine das potencialidades do agronegócio rondoniense

23 de outubro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Na escola, os alunos tem contato com criação de gado de leite, ovinocultura, suinocultura e criação de aves caipira

É impossível visitar o Centro Técnico Estadual de Educação Rural (Centec Abaitará) e não ficar impressionado com a grandeza da instituição de ensino. Espalhada por uma área total de 287 hectares, o Abaitará é uma escola de ensino profissionalizante que oportuniza aos seus alunos vivenciar na prática a teoria aprendida em sala de aula e concluírem o Ensino Médio, preparados para o mercado de trabalho no setor do agronegócio.

Mesmo a pandemia do novo coronavírus tendo impossibilitado as aulas presenciais na escola, o ensino continua. Além do conteúdo adquirido através das aulas remotas, os alunos do Abaitará tem colocado o conhecimento em prática, nas propriedades rurais familiares.

Localizado entre os municípios de Cacoal, Pimenta Bueno e Rolim de Moura, o Centro Técnico Estadual de Educação Rural tem atendido em 2020 aproximadamente 300 alunos, de 36 localidades diferentes do Estado, de Vilhena à Guajará Mirim.

Os alunos que cursam o Ensino Médio na instituição de ensino, já tem a opção de se formarem como técnicos em Agronegócio, Agroecologia e Agropecuária. Para o ano de 2021 deve ser implantado também o curso técnico de nível médio em Aquicultura, com ênfase em piscicultura.

Abaitará atende aproximadamente 300 alunos, de 36 localidades de Rondônia

Atendendo principalmente alunos da área rural do Estado de Rondônia, o Abaitará promove, através dos cursos técnicos, o desenvolvimento econômico no campo, contribuindo para reduzir o êxodo rural. Os alunos concluem o Ensino Médio preparados para atuar em propriedades rurais, empresas de consultoria agrícola, instituição de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, comércio do agronegócio e, ainda, como profissionais autônomos e em empreendimentos próprios.

“A escola Abaitará é um centro de referência, fornecendo a educação básica, com Ensino Médio integrado à Educação Profissional. É um centro de ensino profissionalizante, estruturado com equipamentos e instalações agropecuárias próprias para o ensino e prática dos estudantes”, destaca a diretora do Centec, Telma Aparecida Pinto.

O Abaitará tem se tornado uma vitrine das potencialidades do agronegócio rondoniense. De toda a área da escola, dos 287 hectares, 188 ainda são de floresta virgem e a área explorada é ocupada com gado de leite, ovinocultura, suinocultura e criações de aves caipira. As 25 vacas leiteiras tem produzido uma média de 12 litros de leite por dia, cada uma. A produção só deve aumentar, pois 13 pequenos bezerros nasceram.

Além disso, as plantações têm se espalhado pela propriedade do Centro Técnico Estadual de Educação Rural. O Abaitará já produz café, abacaxi, maracujá e muito mais. Recentemente, 200 produtores rurais foram beneficiados com a distribuição de mudas da Cultivar BRS Capiaçu. O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com o Abaitará, criou na escola um Centro de Banco de Mudas. O capiaçu tornou-se uma excelente alternativa para suplementação volumosa, com um elevado potencial de produção e valor nutritivo para dieta do gado, em época de estiagem.

No Abaitará os alunos tem acesso ao Ensino Médio integrado à Educação Profissional, com cursos técnicos em Agronegócio, Agroecologia e Agropecuária

Como mantenedor da escola, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) trabalha para fortalecer a Educação Profissional em todos os municípios de Rondônia e o Governo de Estado tem se empenhado em fortalecer a educação rural. Recentemente, o Centec Abaitará foi contemplado com três novos ônibus, diversos itens de mobília, 21 computadores e três blocos da escola passaram por uma reforma completa.

“O Abaitará representa grande parte da riqueza de Rondônia. Aqui temos um pouco de tudo. Por isso o nosso empenho para fortalecer ainda mais o ensino técnico rural, promover a qualificação profissional dos jovens, filhos de agricultores, indígenas e ribeirinhos, e alavancar o Agro em Rondônia”, reforçou Adir Josefa de Oliveira, presidente do Idep.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin

Agricultura, Agropecuária, Capacitação, Cursos, Ecologia, Educação, Governo, Meio Ambiente, Piscicultura, Rondônia, Serviço, Servidores