Governo de Rondônia
22/11/2024

CAPACITAÇÃO E HOMENAGEM

Capacitação em prevenção e tratamento da tuberculose fortalece atuação na saúde pública e sistema prisional, em Porto Velho

22 de novembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Com o intuito de promover a prevenção e o manejo da tuberculose, foi realizada capacitação para profissionais da saúde pública e privada para o combate à doença, entre os dias 18 e 19 de novembro, em Porto Velho. A capacitação teve como objetivo o aprimoramento do conhecimento e práticas dos profissionais da área para o diagnóstico, tratamento e prevenção da tuberculose.

Capacitação em Porto Velho reúne profissionais de saúde para discutir o combate à tuberculose

A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO). A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) foi uma das convidadas para o evento, e recebeu reconhecimento por seu desempenho no combate à tuberculose dentro do sistema prisional.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da integração entre as diferentes esferas de governo e as ações preventivas no sistema prisional. “O trabalho conjunto entre as áreas da saúde e da justiça é fundamental para o sucesso das políticas públicas. O resultado da cura dos casos de tuberculose pulmonar, no sistema prisional de Porto Velho, é um reflexo do comprometimento de todos os profissionais envolvidos. Estamos construindo um sistema de saúde mais eficiente e, acima de tudo, mais humano.”

PROGRAMAÇÃO

Dividida em dois momentos, no primeiro dia da capacitação os participantes puderam se aprofundar na temática com a palestra sobre “Manejo clínico da tuberculose”, que abordou aspectos como diagnóstico precoce, tratamento adequado e estratégias para reduzir a taxa de mortalidade. O segundo dia foi dedicado à “Prevenção da tuberculose”, com foco nas melhores práticas para evitar a propagação da doença, além de destacar a importância das ações de vigilância e controle sanitário. As palestras foram ministrada pela doutora em referência terciária de tuberculose, Patrícia Torres.

PREVENÇÃO E RECONHECIMENTO 

Sejus é reconhecida pelo trabalho no combate à tuberculose dentro do sistema prisional

A Sejus, por meio da Gerência de Saúde (Gesau), recebeu certificados de reconhecimento ao alcançar a cura de 87,2% dos novos casos de tuberculose pulmonar na população privada de liberdade, com confirmação laboratorial encerrada até agosto de 2024 (Coorte 2024) do município de Porto Velho. A meta pactuada para o estado de Rondônia era de curar 85%, e a Sejus não apenas atingiu, mas superou esse objetivo.

A gerente da Gesau, Miriam Muniz, destacou o resultado alcançado. “O resultado é um reflexo claro do comprometimento, competência e dedicação na luta contra a doença.”

O secretário da Sejus, Marcus Rito, evidenciou a importância da participação ativa da Sejus nas ações de saúde dentro do sistema prisional. “Nosso objetivo é garantir que as pessoas privadas de liberdade recebam não apenas um tratamento adequado, mas também cuidados que promovam sua reintegração à sociedade de forma saudável.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Assessoria Sejus
Fotos: Quetlen Caetano
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cerimônia, Cidadania, Direitos, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Justiça, Políticas Públicas, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo