Governo de Rondônia
27/04/2024

ACESSIBILIDADE

Capacitação em Libras para servidores do Sistema Prisional promove acessibilidade

23 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A turma foi composta por policiais penais e agentes administrativos da Sejus

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) realizou na quinta-feira (22), o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Módulo Básico, para 13 servidores de carreiras penais, em Porto Velho. O curso faz parte do cronograma de capacitações ofertado pela Secretaria, através da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep), que trabalha com o aperfeiçoamento da atuação dos servidores em diversas áreas, como administrativas, operacionais, de saúde e inclusivas.

A turma foi composta por policiais penais e agentes administrativos, com uma carga horária de 10 horas, e ministrado pelo Policial Penal, Flávio Mendes, graduado em Libras pela Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Foram abordados os seguintes tópicos:

  • Estudos sobre conceitos básicos da língua dos surdos brasileiros, Libras;
  • Saudações, cumprimentos (formais e informais);
  • Identificação na Libras;
  • Alfabeto manual, números e datilologia;
  • Características básicas da gramática da Libras: parâmetros e produções de sinais;
  • Espaço de sinalização, marcações espaciais e listagem na Língua de Sinais; e
  • Vocabulário básico da Libras.

Segundo o secretário da Sejus, Marcus Rito, é essencial que os servidores públicos sejam treinados em Libras, “isso garante a inclusão e o atendimento adequado à população”, pontuou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a inclusão de pessoas surdas, por meio do uso de Libras, melhora a comunicação e interação entre o serviço público e os membros da sociedade surda, resultando na igualdade de acesso à justiça e aos demais serviços ofertados pelo Estado.

CENTRAL DE LIBRAS

A Central de Libras foi inaugurada em março de 2023

Visando a acessibilidade e inclusão, o Governo de Rondônia inaugurou em março de 2023, a Central de Libras. Com coordenação da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), a Central é composta por 22 pontos de atendimentos físicos e três pontos de atendimentos virtuais de emergência, distribuídos em instituições governamentais, em Porto Velho.

LIBRAS NO SISTEMA PRISIONAL

A capacitação em Libras no Sistema Prisional iniciou em outubro de 2023, tendo sido formadas duas turmas no Módulo Básico e uma no Módulo Avançado, totalizando 50 servidores certificados na Capital.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Taiana Mendonça
Fotos: Quetlen Caetano e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Cidadania, Cursos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Justiça, Polícia, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo