17/07/2024

PÓS-CHEIA

Cadastros para recebimento de auxílio do Estado iniciaram hoje

02 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

IMG_6856

As famílias que estão desabrigas e desalojadas por conseqüência da maior cheia do Rio Madeira iniciaram hoje (02) atualização e complementação de seus cadastros para receberem do governo do Estado o benefício do aluguel social e do ‘Bolsa Vida Nova’.  O credenciamento está sendo realizado nas instalações da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e visa atender 300 famílias por dia.

De acordo com a diretora executiva da Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos (Seae), Rosana Cristina, as famílias cadastradas precisam possuir o perfil de desalojados e desabrigados para receberem os dois benefícios, ou seja, pessoas que estão em casa de parentes, de amigos, abrigos ou pagando aluguel. “As pessoas que conseguiram voltar para suas casas, não serão contempladas”, explicou a diretora.

Os benefícios visam contemplar 4.937 famílias com o aluguel social no valor de R$ 500 reais durante seis meses e com o ‘Bolsa Vida Nova’, no valor de R$1.000 inicial para serviços emergenciais Após o cadastramento, será feita uma análise nos cadastros para evitar possíveis fraudes e o primeiro pagamento será realizado pelo CPF de cada credenciado no dia 5 de julho.

denis

Denis Rodrigues, o auxílio disponibilizado pelo governo vai ser bem vindo

Para o morador do bairro São Sebastião, Denis Rodrigues, o auxílio disponibilizado pelo governo vai ser bem vindo, principalmente para recuperação de sua residência. Atualmente, Denis está morando com a esposa, grávida de oito meses, na casa da sogra. “Minha casa ficou totalmente alagada e perdi praticamente tudo o que tinha. Esse dinheiro já vai ajudar bastante e a preferência é arrumar minha casa”, ressaltou.

A prioridade para o agricultor José Domingos, de Cujubinzinho, será a compra de sementes para retomar a plantação de hortaliças e bananeiras de onde tirara o sustento. De acordo com Domingos, o valor oferecido pelo Estado atende suas expectativas iniciais, pois irá permitir o reinício dos trabalhos. “Antes dessa enchente eu tinha minha economia e a gente comprava sementes, veneno e alguns insumos necessários, mas agora perdi toda a renda e não tenho mais de onde tirar, por isso, pra mim, esse auxílio é muito importante.”, disse o agricultor.

agricultor

Recursos Estaduais

Durante os cadastramentos, o governador Confúcio Moura esteve no local visitando a estrutura montada para a recepção das famílias. Na oportunidade, ele falou que a ação, integrante do pacote emergencial anunciado na última quinta-feira (29), não é definitiva, pois não conta ainda com recursos federais. “Ainda é necessário estudar cada comunidade, fechar projetos, estudos de engenharia, enviar para Brasília, enfim é um processo muito demorado. Então esta ação partiu de nós de forma emergencial com o sentimento de ajudar com um mínimo, nós sabemos que é pouco e que não vai resolver tudo, mas pelo menos dá norte para pessoa saber o que fazer”, ressaltou Confúcio.

IMG_6861

O governador anunciou ainda que os moradores dos bairros atingidos, em Porto Velho, que não queiram mais retornar às suas casas por medo de uma nova enchente poderão ser beneficiados com uma das mil casas e apartamentos que estão sendo construídos pelo Estado. “Mesmo aqueles que não fizeram seleção se forem desabrigados terão preferência”, explicou.

Texto: Jane Carla -Assessoria SEPOG
Fotos: Marcela Bonfim