30/06/2024

Cadastro Ambiental Rural é entregue a produtores de Governador Jorge Teixeira

07 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Casal Eva e Natalino

Mais 1.600 famílias do município de Governador Jorge Teixeira e o distrito de Colina Verde, receberam do governo estadual na tarde de sexta-feira, 6, o Cadastro Ambiental Rural (CAR).  A solenidade aconteceu na quadra de esportes da Escola Estadual Costa Junior e contou com a presença dos produtores rurais e autoridades.

O governador disse que o CAR é um documento igual a carteira de identidade. “ Ele demostra uma fotografia do lote de vocês, com pasto, casa, plantio de milho e feijão, entre outras culturas. Vem com toda essa descrição e com o mais importante, com o nome do dono da terra que irá abrir as portas para negócios e financiamentos”, explica o governador. Na ocasião o governador lembrou que pagou o valor de R$ 2000, 00 para poder ter o Car da sua propriedade. “ Hoje estou entregando esse documento para vocês com o apoio da Sedam, Emater e prefeitura de Governador Jorge Teixeira, de graça, sem nenhum custo para vocês”, esclarece.3 - jorge teixeira

Para o casal Natalino Gama da Costa e Eva Jacinta da Costa que moram no km 60, há 35 anos na região de Governador Jorge Teixeira, o Cadastro Ambiental Rural irá melhorar em tudo. “ Trabalhamos na produção de milho, café e leite e acreditamos que através desse documento iremos conseguir financiamento e multiplicar a nossa produção”, disse o produtor Natalino.

3 - nanciA secretária de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Nanci Maria Rodrigues, agradeceu o apoio da prefeitura que ajudou essas famílias a receber esse documento para inclusão produtiva de Rondônia. “ Com o CAR irá ter a regularização ambiental dos usos naturais, também dará o direito de ir ao banco receber crédito e melhorar a qualidade de vida”.

A prefeita Maria Aparecida Torquato Simon agradeceu ao governo por realizar os sonhos de muitas famílias e pelos oito km de asfalto que a cidade está recebendo.

O agricultor Júlio Ferreira Nunes vai melhorar o patrimônio, “com a licença ambiental vou poder recuperar o tempo perdido”, declarou, referindo a facilidade do Governo da Cooperação em ofertar gratuitamente o CAR.

CAR

O CAR é obrigatório em todo o País. Este documento assegura que o produtor rural comercialize a produção diretamente com os governos municipal, estadual e federal, além de garantir o acesso a financiamentos bancários. A Sedam, em parceria com a Emater, prefeituras e demais órgãos ligados ao meio ambiente é a responsável oficial em promover o cadastramento ambiental em todo o Estado.

Rondônia é o Estado que está à frente no Brasil com a regulamentação do Código Florestal. Goiás é o segundo Estado e na Bahia o governo Federal está executando este serviço.

Agricultores para receber o CAR

O governador assinou o Convênio do Programa Título Já com a prefeita Maria Aparecida Torquato Simon que irá beneficiar 928 famílias com regularização fundiária dos imóveis. Para finalizar o evento, o governador entregou simbolicamente primeiro Cadastro Ambiental Rural para o produtor Elenilson Medonça que ficou satisfeito com o documento.

Participaram da cerimônia o deputado Adelino FoLlador, a deputada Carmem Gon, senador Valdir Raupp e o presidente da Câmara de Vereadores, Valter Siqueira.

Texto: Elaine Barbosa
Fotos: Daiane Mendonça