Governo de Rondônia
27/04/2024

SANEAMENTO

Bosque dos Ipês é pioneiro no tratamento de esgoto em Ji-Paraná

02 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Sistema devolve à natureza a água despoluída que foi utilizada nas residências; Acesso as 593 casas populares receberá asfalto quente

Isa_as Pinheiro Silva (2)

As 593 famílias que tomarão posse das casas nos conjuntos habitacionais Bosque dos Ipês I e II no próximo dia 13 já vão desfrutar do sistema de tratamento de esgoto próprio, o primeiro de Ji-Paraná. As habitações fazem parte dos programas habitacionais do governo do estado que pretendem acomodar dignamente 20 mil famílias em todo o estado.

Também conhecido como Estação de Tratamento de Esgoto [ETE], o sistema é o primeiro em Ji-Paraná e vai atender especificamente a população dos conjuntos habitacionais Bosque dos Ipês I e Bosque dos Ipês II, conjuntos construídos para atender uma parcela da demanda da população de baixa renda e vulnerabilidade social de Ji-Paraná.

O ETE é a unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que através de processos físicos, químicos ou biológicos, removem as cargas poluentes do esgoto devolvendo ao meio ambiente a água limpa conforme os padrões exigidos pela legislação ambiental. Todo processo será realizado em local adequado e apropriado para este fim dentro do Bosque dos Ipês.

Image00011

Na semana passada o secretário Márcio Félix, da Secretaria de Estado de Assistência Social [Seas], vistoriou o local acompanhado do engenheiro Paulo Lima. “O governador Confúcio Moura preza por serviço de qualidade e nossa visita aqui tem o objetivo de checar o andamento da obra que será entregue ainda este mês”, disse o secretário Márcio Félix.

Acesso Asfaltado

Os 870 metros da rua que dá acesso aos conjuntos habitacionais populares já está sendo preparado para receber o asfalto quente. “Vamos entregar esses imóveis e também o acesso com qualidade”, assegura o secretário Márcio Félix, que na semana passada casualmente encontrou o vice-governador Airton Gurgacz [PDT] e a diretora geral do Detran Solange Gurgacz vistoriando as obras do governo do estado em Ji-Paraná.

O servidor público aposentado Isaías Pinheiro da Silva mora há 40 anos na rua Rondônia, no bairro Presidencial 3, o principal acesso ao Bosque dos Ipês. “É uma graça o governador Confúcio Moura trazer essas casas pra perto de nós. Atrás das casas está chegando o asfalto também”, declarou o aposentado, satisfeito com o serviço de drenagem e terraplanagem que o Departamento de Estradas e Rodagens [DER] está realizando na rua.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio - Assessoria Regional de JI-Paraná
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Habitação, Rondônia, Saneamento


Compartilhe


Pular para o conteúdo