CLIMA

Boletim da Sedam emite alertas meteorológicos, hidrológicos e focos de calor em Rondônia

20 de abril de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A Sedam emite informações técnicas semanais e mensais

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, por meio do Departamento de Geociência, emite desde o ano de 2014 alertas ambientais. A Coordenadoria de Geociências – Cogeo funciona como um centro de informações ambientais que visa subsidiar a tomada de decisões dos gestores municipais, estaduais e nacionais. Em parceria com a Coordenadoria de Recursos Hídricos – Coreh, por intermédio da sala de situação, o foco é o monitoramento de eventos hidrometeorológicos críticos, no clima, focos de calor e desmatamento.

As informações técnicas de forma geral, são enviadas aos gestores públicos pela Sedam, que depois de analisarem os dados geoambientais, as imagens de satélites, análise de hidrometeorológicos e os resultados de modelos matemáticos e estatísticos, de  forma simplificada, irão servir de subsídio para que a Defesa Civil defina os alertas referentes a eventos hidrometeorológicos, climáticos e de focos de calor. Os alertas referentes ao desmatamento são encaminhados pelos demais gestores públicos por meio de ações específicas.

Há casos em que a Sedam não espera o comunicado da Defesa Civil, mas entende necessário um informativo de alerta. As informações técnicas são emitidas semanalmente e mensalmente, funcionando como um resumo sobre os acontecimentos do mês em questão, disponibilizados nos canais digitais da Sedam.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressalta a importância do monitoramento da Sedam em relação às mudanças climáticas, destacando o comprometimento com o meio ambiente. “Rondônia passa por momentos de chuva, e em alguns locais a chuva acaba causando as enchentes. O alerta Sedam se faz importante no repasse das informações referentes a essas mudanças climáticas, deixando a população informada e atenta a possíveis desastres naturais”, finalizou.

IMPORTÂNCIA DOS ALERTAS

O alerta/aviso antecipado se faz importante no fornecimento de informações, através de pessoas e instituições identificadas, para que indivíduos expostos a uma ameaça tomem ações em tempo suficiente para evitar ou reduzir seus riscos, e se prepararem para uma resposta efetiva. Os alertas indiretamente conscientizam a população referente ao meio ambiente, já que a não preservação causa ainda mais danos.

Texto: Jorge Fernando e Suhayla Razzak
Fotos: Daiane Mendonça

Ecologia, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Sociedade