Governo de Rondônia
28/04/2024

EDUCAÇÃO

Blitz Educativa fortalece segurança no trânsito com Campanha “As rodovias e o motociclista”

06 de dezembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Os educadores fizeram orientações sobre uso correto dos dispositivos de segurança para motociclistas

O Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Rondônia (Detran/RO) promoveu na terça-feira (5), uma blitz educativa na Avenida Calama, em Porto Velho, com o tema “As rodovias e o motociclista”,  reforçando a segurança dos motociclistas conforme a  Resolução nº 980 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran. A atividade foi promovida pela Divisão de Execução de Campanhas Educativas (Divec). Além da equipe da Divec, também participaram da ação agentes da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT).

Na ação, os servidores orientaram os motociclistas, prestando informações essenciais sobre transporte de crianças e outras práticas seguras, e entregaram  materiais educativos. A blitz foi bem recebida pelos motociclistas, recebendo elogios dos participantes, como o condutor Ricardo Silva. “Conhecemos o que determina o Código de Trânsito Brasileiro, mas na correria do dia a dia, por muitas vezes deixamos de fazer o que é certo, e  esta atividade do Detran nos faz repensar sobre o que é mais importante, a nossa segurança no trânsito”, evidenciou.

Equipamentos e itens de segurança para motociclistas

  • O uso de capacete é obrigatório para o piloto e passageiro, pois, em caso de sinistro, pode reduzir em até 40 % o risco de morte, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
  • No caso de capacete sem viseira, use óculos de proteção, para proteger os olhos contra pedras, insetos ou detritos que estejam nas vias.
  • Devem ser utilizados, ainda, calçados e roupas adequadas, especialmente para proteger braços e pernas; já chinelos e sapatos de saltos são desaconselháveis.
  • À noite, a indicação é usar roupas claras ou com tecidos refletivos.

Agentes de educação e fiscalização realizaram a blitz educativa com foco nos motociclistas

O diretor-Geral da Autarquia, Léo Moraes expressou seu apoio às iniciativas educativas da EPT. “A blitz educativa reflete nosso comprometimento com a segurança no trânsito. Parabenizo a equipe, reforçando nossas ações, continuamente, em promover um ambiente viário mais seguro e educativo para todos”, pontuou.

A diretora da Escola Pública de Trânsito (EPT), Junaia Freitas Silva explicou que, “a blitz educativa é uma importante ação para conscientizar os motociclistas e promover práticas seguras no trânsito, contribuindo  para a formação de condutores mais responsáveis e conscientes”, salientou.

As ações educativas da EPT fazem parte do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans, ao qual a Autarquia aderiu em 2022. O Pnatrans se alinha com as iniciativas da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Nova Década de Segurança no Trânsito, e com as políticas nacionais de trânsito e de mobilidade urbana; e estabelece  metas para a redução de no mínimo 50% das taxas de mortes por grupo de habitantes e por grupo de veículos, no período de dez anos, de 2018 a 2028.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Miro Costa
Fotos: Miro Costa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Direitos, Economia, Educação, Evento, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Legislação, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo