Governo de Rondônia
27/04/2024

LEITURA

Biblioteca Dr. José Pontes Pinto continua com atendimento ao público mesmo durante recesso escolar

01 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O espaço amplo e climatizado é oferecido à classe estudantil e população em geral, de segunda a sexta-feira

Com um acervo de grande relevância para estudantes, professores e comunidade em geral, a Biblioteca Pública Estadual Dr. José Pontes Pinto é considerada um dos melhores espaços culturais do Estado. Localizada no Centro de Porto Velho, mesmo durante o período de férias escolares, o local segue com o atendimento ao público. A Biblioteca possui um salão de leitura, área de informática, sala de estudos coletivos e individuais, Internet Wi-Fi disponível, guarda-volumes, além de banheiros masculino e feminino com acessibilidade. Tudo isso, disponibilizado de forma gratuita para a população.

A diretora da Biblioteca Estadual, Francilene Sousa Teixeira explicou que, em 2023, passaram no local cerca de 1,9 mil pessoas, a expectativa para este ano é de receber mais pessoas. “Estamos de portas abertas para receber os cidadãos que querem tirar um tempo para estudar, conhecer o espaço, e além disso, se tornar um frequentador assíduo, trazendo mais pessoas para visitação”, contou.

O local está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e possui mais de 20 mil livros de vários gêneros literários no acervo, os quais podem ser disponibilizados para empréstimo por 15 dias, podendo ter o prazo prorrogado por igual período. Para ter acesso à biblioteca é necessário fazer um cadastro, presencialmente, tendo em mãos o Registro Geral (RG) e comprovante de residência.

Pessoas com deficiência visual têm óculos à disposição para auxílio em leituras e atividades

ACESSIBILIDADE
Como forma de inclusão, a Biblioteca também dispõe de óculos de inteligência artificial (IA) para pessoas que possuem deficiência visual. O dispositivo, de 7,6 cm de comprimento, fica acoplado na haste de um óculos comum.

O aparelho possui uma câmera inteligente capaz de ler textos, instantaneamente, reconhecer produtos, cores e cédulas de dinheiro, rótulos, fazer identificação de rostos, e até mesmo a cor de uma roupa. Sua velocidade pode ser controlada, possibilitando a leitura de 100 a 250 palavras por minuto, permitindo escolher entre voz masculina e feminina, com comandos para pausar, adiantar ou retroceder a leitura.

A brinquedoteca atende crianças com idades entre 4 e 12 anos

BRINQUEDOTECA

Em outubro de 2023, a Biblioteca Dr. José Pontes Pinto recebeu mais um espaço, desta vez para as crianças, com a brinquedoteca. O espaço, disponibilizado aos pais que vão ao local para estudar e levam seus filhos, conta com brinquedos pedagógicos, livros e profissionais qualificados para atender crianças com idades entre 4 e 12 anos durante o horário de funcionamento.

SERVIÇO

Biblioteca Pública Estadual Doutor José Pontes Pinto
Endereço: Avenida Farquar, nº 1793, Bairro Caiari
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo