Governo de Rondônia
04/12/2025

TECNOLOGIA E SERVIÇOS

Avanços tecnológicos do Detran-RO oferecem segurança e agilidade aos cidadãos rondonienses

30 de maio de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

Novos serviços e tecnologias desenvolvidas pelo Detran-RO foram apresentados durante a 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Com o intuito de priorizar o atendimento ao público, a comodidade e agilidade nos serviços, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) apresentou os avanços realizados pelo órgão, ao público presente na 12ª Rondônia Rural Show Internacional, na quinta-feira (29), no Centro tecnológico Vandeci Racki, em Ji-Paraná.

As transformações  tecnológicas, que visam a modernização dos serviços, iniciaram em junho de 2024, trazendo ainda mais eficiência e segurança para o atendimento público, e fortalecendo o compromisso com a transparência e a cidadania.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as inovações e tecnologias são determinantes para agilizar os serviços, proporcionando mais praticidade para a vida do cidadão no seu dia a dia. 

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, ressaltou o trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) da Autarquia, pois além de tornar o serviço mais ágil, seguro e digital ao cidadão nos postos de atendimento, o uso da tecnologia adotada no trânsito permitiu,  também, maior segurança, com as câmeras de vigilância e de identificação das placas veiculares.

AVANÇOS

Sob a liderança da CTI, o Departamento implementou inovações que aprimoram os serviços relacionados a veículos, habilitação e fiscalização de trânsito. O coordenador Franco Luiz Bianchini Maciel enfatizou os avanços realizados e os investimentos para facilitar a vida do cidadão rondoniense. 

O assessor de Pesquisas e Inovações, Carlos Malty Junior, apresentou as principais novidades:

  • Consulta do Transporte Escolar, que proporciona mais segurança e tranquilidade às famílias, ao permitir a verificação da vistoria dos veículos de forma online;
  • Sistema de Defesa de Recurso de Multa Online, que agiliza processos e reduz a burocracia para o cidadão;
  • Vistoria Eletrônica, que simplifica o procedimento para registro de veículos;
  • Blitzes Inteligentes, equipadas com câmeras OCR, que já contribuíram para a recuperação de mais de 20 veículos em 2024, aumentando a segurança da população; 
  • Implantação de plataforma para realização de leilão de forma eletrônica,  facilitando o acesso e participação da população para aquisição de veículos junto ao Departamento; e
  • Sistema de CNPJ para indicação de condutor do veículo, que trouxe economia significativa para as empresas, que passaram a ter autonomia, onde anteriormente era comum a contratação de profissionais autônomos para intermediar os processos junto ao Detran-RO (despachantes).

Além disso, a implantação do atendimento virtual, feita pela Central de Serviços, supera 90 mil registros mensais, evidenciando o compromisso da instituição com a eficiência e a modernização. 

Com foco contínuo na evolução, o Detran-RO se prepara para lançar ainda mais inovações, incluindo o sistema da CNH Social, a automatização de recursos com inteligência artificial, atendimento ao cidadão via WhatsApp e um novo sistema de venda digital e primeiro emplacamento.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Geovani Berno
Fotos: Alan David
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Comunicação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Ji-Paraná, Municípios, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rondônia, Rondônia Rural Show Internacional 2025, RRSI, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Trânsito, Transporte


Compartilhe