Governo de Rondônia
27/04/2024

EDUCAÇÃO

Atividades educativas de trânsito são desenvolvidas em Cerejeiras, Cacoal, Ji-Paraná, Buritis e Porto Velho

19 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Com jogo da memória, as crianças reconhecem as placas de sinalização viária

Atividades com pintura na pele, pintura em desenhos, jogos de argola e de sinalização, presença da tia Vavá e seu boneco Didico, palhaço “Cadeirinha” e os mascotes “Vidinha” e “Ligadinho” fizeram parte das ações educativas de trânsito, que sensibilizaram crianças e adultos nos municípios de Cerejeiras, Cacoal, Ji-Paraná, Buritis e Porto Velho, entre os dias 12 e 17 de março.  As ações executadas por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), fizeram parte do projeto Força e Ação de uma concessionária de motos e reuniram mais de duas mil pessoas.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou sobre o evento que, “o Detran-RO fortalece a segurança, mediante as ações educativas que realiza no trânsito, em parceria com a sociedade. Através da sensibilização, com eventos voltados ao público infantil, se constrói um ambiente mais seguro e de respeito para todos”, salientou.

Adultos e crianças receberam orientações sobre segurança através de jogos

A diretora da EPT, Junaia Freitas enfatizou que, os mascotes  “Vidinha” e “Ligadinho” contribuíram  com a atmosfera lúdica, que interativamente envolveu o público de cada município.

PARTICIPAÇÃO

Em Buritis,  aproximadamente 232 crianças foram atendidas na tenda do Detran-RO. A chefe da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do município, Silvana Cristiana dos Santos, evidenciou que, “além das atividades tradicionais de educação para o trânsito, participar do evento Força e Ação aproximou o Detran-RO da população de forma relevante, educando com a alegria e envolvimento de todos”.

Para o diretor-geral da Autarquia, Léo Moraes, o Detran-RO enfatiza a promoção contínua de ações educativas e de conscientização, com o objetivo de reduzir sinistros e construir um trânsito mais seguro para o cidadão rondoniense. “A equipe do Detran-RO sempre está presente em eventos que proporcionam interação, educação e diversão”, pontuou.

NA CAPITAL

A Escola Pública de Trânsito também participou da apresentação “Força e Ação” em Porto Velho, no domingo (17), na Avenida Santo Dumont, com a participação 400 pessoas, entre crianças e adultos.

As ações educativas de trânsito, desenvolvidas pela EPT, contemplam as metas do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), e propõe a redução de no mínimo 50% das taxas de mortes por grupo de habitantes e por grupo de veículos, no período de dez anos, de 2018 a 2028.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Miro Costa e Jarlana Davy
Fotos: Miro Costa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Cidadania, Direitos, Economia, Educação, Evento, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Ji-Paraná, Lazer, Legislação, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo