Governo de Rondônia
28/03/2024

Associações de São Francisco do Guaporé recebem capacitação da Seae para obtenção de recursos

28 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

14 - capacitação terceiro setor

Capacitação Organizações Sociais

Uma equipe da Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos (Seae) esteve na manhã desta quinta-feira (27) em São Francisco do Guaporé para ministrar a capacitação de gestores e representantes de Organizações do Terceiro Setor do município para elaboração de projetos e captação de recursos. A palestra faz parte da segunda etapa do Programa de Apoio e Fomento ao Terceiro Setor da Seae.

Desde o final do ano passado, a Seae vem cadastrando e credenciando as associações de direito privado sem fins lucrativos em todo o estado, mapeando os principais problemas que estas instituições têm para obter recursos de órgãos governamentais e a partir deste ano capacitando seus gestores.

O palestrante Vitor Ferreira, chefe do Núcleo de Acompanhamento de Projetos do Terceiro Setor da Seae, explicou ao público que, de um modo geral, as principais dificuldades apresentadas pelas associações na busca por recursos relacionavam-se com a elaboração de projetos e a prestação de contas na maioria das entidades.

A partir daí, debateu-se situações concretas das associações em São Francsico do Guaporé e a explicação dos caminhos e procedimentos que devem ser adotados por essas instituições dentro do que determina a Lei Estadual 3122, que dispõe sobre a qualificação, concessão, manutenção e cancelamento das titulações de Utilidade Pública (UP), de Organização Social (OS) e de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) dentro do Estado de Rondônia.

14 - capacitação sao francisco

Técnicos da Seae explicam funcionamento organizações do terceiro setor

Em sua fala, o secretário-adjunto da Seae, Cleiton Roque, destacou que para as associações se enquadrarem à lei, é necessário que elas estejam inseridas no Sistema Integrado de Parcerias e Descentralização da Execução das Políticas Públicas e Serviços Públicos não Exclusivos através do Terceiro Setor (Sispar), o que deve ocorrer ainda durante o primeiro semestre de 2014.

“Com isso, o objetivo do Governo do Estado é habilitar mais de 2100 associações em Rondônia e capacitá-las na elaboração de projetos econômicos e sociais que possam promover o desenvolvimento de comunidades. O Terceiro Setor, hoje, engloba um conjunto importante da população e que precisa de uma atenção específica”, explicou Cleiton Roque.

O gerente de Fomento ao Terceiro Setor da Seae, Aroldo Vasconcelos, destacou que uma equipe estará percorrendo o Estado de maio até agosto ministrando cursos específicos para os gestores das Organizações do Terceiro Setor. “Em cada município onde essa equipe de especialistas estiver, serão três dias de aulas voltadas diretamente para elaboração de projetos, gestão de projetos e prestação de contas dos recursos recebidos”, finalizou Aroldo Vasconcelos.

Após a capacitação na Secretaria Executiva Regional do Governo do Estado, o secretário-adjunto Cleiton Roque se dirigiu ao estúdio da Rádio Clube Cidade para conceder uma entrevista e explicar os programas de fomento ao Terceiro Setor desenvolvidos pela Seae.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luiz Augusto Rocha
Fotos: Luiz Augusto Rocha
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Legislação, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo