17/07/2024

INTEGRAÇÃO REGIONAL

Assembleia ratifica Protocolo de Intenções que inclui Rondônia no Consórcio Brasil Central

30 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou na noite dessa terça-feira (29) o Projeto de Lei Ordinária (PLO 171/2015) que ratifica o Protocolo de Intenções firmado pelos Governos de Rondônia, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins para a formação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Brasil Central (CBC).

Pela manhã, na Comissão de Constituição e Justiça e Redação, o deputado Jesuíno Boabaid pediu vistas da matéria, relatada com parecer favorável da deputada Lucia Tereza. O presidente da Comissão, deputado Marcelino Tenório, fez um apelo naquele momento para que Boabaid levasse em conta a reunião do Fórum de Governadores desses estados, prevista para a próxima sexta-feira (2), em Campo Grande (MS), quando os governantes esperam ter obtido o aval de todos os legislativos à proposta. Jesuíno acabou desistindo do pedido de vista.

A deputada Lúcia Tereza reforçou seu parecer em plenário afirmando que o Consórcio reside na importância da “tentativa de Rondônia ter parceiros, uma tentativa que traz muita esperança porque os estados que o integram são novos e têm muito para ser desenvolvido”.

Lúcia Tereza também disse que para Rondônia, unidade federativa da região Norte, o CBC é uma oportunidade de “entrelaçar e se fortalecer com estados do Brasil Central, trazendo o que deu certo em Goiás, por exemplo, e levando também nosso potencial e conhecimento, possibilitando maior desenvolvimento”.

“Em respeito ao governador, que vai representar a todos em Campo Grande, com os demais governadores que também querem contar com o Protocolo de Intenções respaldado pelos Poderes Legislativos, não vou pedir vista”, declarou Laerte Gomes.

O deputado Marcelino Tenório reforçou que Rondônia foi convidado a integrar o CBC – iniciativa que começou a ser trabalhada em julho – porque é a parte que eles vão precisar da logística. “Somos a porta de saída para toda a produção da região Central. Podemos tirar proveito grande do Consórcio. Infelizmente, quando da instalação das usinas, o estado não teve a percepção de buscar mais condições de desenvolvimento. Agora pode ser tudo diferente”, acredita.

“Para nós, que estamos na região Norte, ter um convite desse para integrar um bloco econômico é extremamente importante”, avaliou o deputado Aélcio da TV, completando que se trata de uma região que produz 50% dos grãos do Brasil, “uma região que, sem dúvida alguma, é a que menos sofre  com a crise nacional, e hoje é uma tendência mundial a formação de blocos entre os países e regiões”, considerou.

O deputado defendeu urgência na votação da proposta, reforçando a necessidade da unanimidade de todas as Assembleias Legislativas, que têm de aprovar antes da reunião. “Precisamos dar um voto de confiança para que Rondônia orgulhosamente possa fazer parte desse pedaço do Brasil que dá certo, que é o Brasil produtivo”, pontuou.

O líder do Governo na Assembleia, deputado Luizinho Goebel, disse que os parlamentares confiaram no governo, e em nome da Casa Civil e do próprio governador Confúcio Moura agradeceu aos parlamentares pela aprovação do projeto, convidando-os a participarem da reunião de sexta-feira, quando deverá ser assinado o contrato entre os participantes do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, formalidade exigida pela lei que instituiu a criação de consórcios no Brasil.

Texto: Mara Paraguassu

Rondônia