arceria em campanhas educativas reduzem em 28,9% os acidentes em Cacoal

19 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Por meio de dados estatísticos elaborados pelo 4º Batalhão da Polícia Militar, com base em números de acidentes de trânsito, colisão transversal e atropelamento, registrados nos anos de 2012 e 2013, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Cacoal divulgou como positivas as campanhas realizadas com o Detran do Estado.

A parceria que envolve campanhas educativas, de fiscalização e sinalização tem como objetivo contribuir para um trânsito responsável. Segundo o Secretário Municipal de Transportes e Trânsito, Gerson Sapper, é fundamental o incentivo e contribuição da instituição para realizar esses projetos. “É importante que continuemos realizando projetos em parceria com o Detran, pois acreditamos que o envolvimento de todos e por meio de ações concretas reduziremos consideravelmente o número de acidente de transito em nosso país”, disse Sapper.

Segundo os dados, os números de acidentes foram reduzidos em 28,9% e atropelamentos 43%, em apenas um ano, demonstrando que a educação é a melhor forma de contribuir para um trânsito mais seguro.

Para se ter uma ideia, o número de acidentes em 2012 foi de 1.241, seguido de 883, em 2013; o número de colisões transversais em 2012 foi de 402; contra 365 em 2013. Já o número de atropelamentos foi reduzido de 73 em 2012, para 51 em 2013. O número da frota de veículos de um ano para o outro variou de 46.968 para 50.434.

A meta é continuar desenvolvendo campanhas de educação em todo o Estado, para que a cada ano os números sejam reduzidos”, afirma o diretor do Detran-RO, Airton Gurgacz. Segundo ele, todos os projetos que visam detectar os principais problemas para elaborar políticas públicas mais eficientes que visem contribuir para um trânsito livre de acidentes.

Texto: Beatriz Gianotti