Governo de Rondônia
01/05/2024

Capacitação profissional

Apenados participam de curso de “Produtor de Olerícolas e Horticultura Orgânica”

16 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

curso agricultura5Incentivando a capacitação para o trabalho rural dos reeducandos, a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por meios do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), estão ministrando aos apenados da Penitenciária Estadual Aruana, os cursos de “Produtor de Olerícolas e Horticultura Orgânica”.

A aula inaugural aconteceu às 8h no Aruana, iniciando com curso de Horticultura Orgânica, que possui uma carga horária total de 160 horas, dividido em dois módulos: o primeiro sobre o que é empreender no campo, com uma carga horária de 40 horas, e o segundo que são aulas  práticas, com 120 horas.

De acordo com o diretor da unidade, Adriano Furtunato, de 137 apenados, cem estão em cursos ou trabalhos laborais, como fábrica de estofados, reaproveitamento de pneu e convênio com construção de unidades prisionais.  Outros 40 reeducandos fazem parte do projeto Acuda. “Nós selecionamos alguns apenados que tinham aptidão com agricultura, tendo em vista que eles vão usar o conhecimento adquirido no curso oferecido pelo Senar Rondônia”.

Segundo o instrutor do Senar, Diones Ramos, as aulas serão de grande proveito na vida profissional e pessoal. “Esse curso do Pronatec é muito proveitoso, porque é do ramo alimentício. Hoje em dia aqui em Porto Velho, tem muitas propriedades que mexem com horticultura orgânica, que está em ascensão. Além do objetivo de capacitar os apenados, é oferecida uma formação profissional a eles, para quando saírem daqui terem mais oportunidades de empregos”, comenta.

O curso atende até 20 alunos por turma, sendo finalizado com o certificado que é reconhecido a nível nacional. Durante o decorrer da semana, será ministrado o curso de “Produtor de Olerícolas” (cultura irrigada – principalmente tomate, cebola, cenoura, beterraba), que é o método convencional.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larissa Lopes - Assessoria Sejus
Fotos: Larissa Lopes - Assessoria Sejus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Capacitação, Cursos, Governo, Justiça, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo