Governo de Rondônia
28/03/2024

HISTÓRIA

Aos 240 anos, Forte Príncipe da Beira resiste ao tempo e segue imponente no Vale do Guaporé, em Rondônia

20 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

forte prencipe da beira fotos de Ésio Mendes  (2)

Forte foi construído para conter o avanço das forças espanholas sobre o Brasil

 

Há 240 anos, o Forte Príncipe da Beira, monumento construído para defender o País da ofensiva dos espanhóis e que se impôs pela estrutura e posição estratégica, começou a ser construído. No dia 20 de junho de 1776, por determinação da coroa portuguesa, foram iniciadas as obras na margem direita do rio Guaporé, na fronteira com a Bolívia.

O capitão-general, Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, governador da Colônia do Mato Grosso, a quem foi incumbida a tarefa de conter avanços das forças espanholas no território brasileiro, escolheu aquele ponto específico da Amazônia para fincar o forte: a localidade que é, atualmente, o município de Costa Marques.

A relevância da obra ficou clara na declaração de Pereira e Cáceres:  “A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um forte, e isso é obra e serviço dos homens de el-rei, nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalho que dê,… é serviço de Portugal. E tem de se cumprir”.

O Forte Príncipe da Beira foi concluído em 20 de agosto de 1783, tendo à frente o capitão-engenheiro, Ricardo Franco de Almeida e Serra.

Assista ao vídeo 

 

 

SINGULAR MONUMENTO

A construção transformou Costa Marques num importante aglomerado social, pois atraiu comerciantes e trabalhadores, entre outros grupos. Ali já estavam, nesta época, indígenas e negros que escaparam da escravidão e formaram comunidades.

O emblemático monumento, singular empreitada dos portugueses na América do Sul, cumpriu seu papel que era defender as terras brasileiras. Ali, registra a história, não foi travado um embate sequer, tal a robustez e técnicas defensivas utilizadas na construção.

A edificação exigiu esforços que fazem dos operários heróis anônimos. Afinal, sobrepor com a força humana o rigor das ameaças comuns na região era tarefa para poucos.

Após cumprir sua missão demonstrando aos espanhóis que uma invasão por ali seria rechaçada, o forte acabou perdendo a finalidade com o estabelecimento da República. Pouca importância à obra se deu a partir de então.

Aos poucos, a fortaleza foi abandonada até ficar coberta pela vegetação. Sua redescoberta e reincorporação o patrimônio nacional ocorreu formalmente nas incursões do então coronel Cândido Mariano da Silva Rondon em 1914. Ele fez ainda mais: retornou em 1930 e providenciou a instalação da base militar que até hoje faz a manutenção do forte. O local é destino de turistas que vão a Costa Marques para conhecer o mais antigo monumento histórico de Rondônia.

Leia mais:
Instalado no Vale do Guaporé, em Costa Marques, Forte Príncipe da Beira inspira uma viagem ao passado


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes / Vídeo: Alex Leite
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Governo, Rondônia, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo