INTERCÂMBIO

Alunos de curso técnico do Ifro participam da 1ª Jornada sobre Defesa Sanitária Animal e Vegetal

17 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Alunos observando como limpar, montar e desmontar a pistola de vacinação

Cerca de 100 alunos do curso de técnico agrícola do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) participaram da 1ª Jornada sobre Defesa Sanitária Animal e Vegetal, promovida pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) em parceria com o Ifro, na quinta (12 e sexta-feira 13). Todo o curso foi realizado nas instalações do Ifro.

A Jornada teve palestras sobre raiva em herbívoros, encefalopatia espongiforme bovina (doença da vaca louca), ameaças fitossanitárias, receituário agronômico e nematoides, produção e certificação orgânica, morte das pastagens e de boas práticas de vacinação.

Na parte prática, os estudantes tiveram demonstração de retirada de encéfalo bovino para exames laboratoriais e vacinaram aproximadamente 60 bovinos pertencentes ao Ifro.

Segundo a supervisora regional da Idaron em Vilhena, Andreia Lindner, o curso teve boa receptividade dos alunos. “Houve vários questionamentos, a participação foi bem ativa. O retorno foi muito bom, tanto dos alunos quanto dos professores do Ifro”, disse.

Além de vacinarem os bovinos, sob orientação dos fiscais da Idaron, os alunos aprenderam como fazer o manejo adequado da pistola de vacinação, como montar, desmontar, proceder a limpeza e calibrar o equipamento.

Jornada sobre defesa sanitária

Próxima Jornada está marcada para os meses de abril e maio do próximo ano

Ainda segundo a supervisora, o objetivo da jornada foi informar sobre as ações da Idaron e mostrar aos alunos o contexto que eles estão inseridos, como o mercado de trabalho para a área. “Principalmente ter estes novos profissionais como parceiros da Agência”, destacou.

Em questionários aplicados aos alunos, eles destacaram a importância do evento para contribuir com o conhecimento, as aulas práticas e a troca de experiências. Também fizeram várias sugestões de assuntos a ser tratados nas próximas jornadas, como mastite e sanidade suídea e equídea.

Para o presidente da Idaron, José Alfredo Volpi, estas parcerias devem se repetir. “Levando informação a estes alunos, estamos aumentando a vigilância passiva, e contribuindo com a formação destes futuros profissionais”, explicou.

O curso foi uma iniciativa da Supervisão Regional da Idaron com apoio dos fiscais e assistentes de fiscais das unidades locais. A previsão é que a próxima jornada seja realizada durante a 40ª Etapa de Vacinação Contra Febre Aftosa, entre os meses de abril e maio do próximo ano.

Texto: Amabile Casarin
Fotos: Supervisão Regional - Idaron

Agricultura, Agropecuária, Capacitação, Educação, Evento, Governo, Rondônia, Saneamento, Saúde, Sociedade