CAPACITAÇÃO

Agentes e auxiliares de trânsito da regional de Ariquemes são capacitados para atuarem na operação Lei Seca em Rondônia

15 de fevereiro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Treinamento contempla aulas teóricas e práticas

Agentes e auxiliares de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) da Regional de Ariquemes participaram na segunda-feira (14), de um treinamento sobre novos métodos de atuação da operação Lei Seca Presente, que passou a ser mais dinâmica e com resultados mais eficientes com investimentos tecnológicos. A capacitação foi realizado por uma equipe da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) no auditório da Circunscrição Regional de Trânsito de Ariquemes.

O diretor Técnico da Dtfat e coordenador da Lei Seca em Rondônia, Welton Roney Nunes Ribeiro, explica que a operação Lei Seca Presente passou por reformulação nos modos operacionais com a introdução do etilômetro Alcolizer que detecta teor de álcool por aproximação. “Com investimentos tecnológicos conseguimos inovar a forma de trabalhar com resultados como nunca visto antes”, afirmou.

O Alcolizer é um bafômetro passivo, chamado assim, porque ao contrário do etilômetro tradicional não há necessidade de ser assoprado. O aparelho consegue captar no ar se a pessoa está sob efeito de álcool ou não.

Segundo a coordenadora de Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), Samia de Lima Almeida, a capacitação consiste em treinar agentes e auxiliares de trânsito sobre a nova forma de trabalhar na operação Lei Seca Presente com o novo equipamento que vai auxiliar e dar agilidade na abordagem de motoristas com suspeita de estar dirigindo sob efeito alcoólico.

Agentes e auxiliares são treinados para atuarem na Lei Seca

Os participantes também aprenderam como que funciona a Central de Consultas do Sistema de pesquisa da autarquia Detrannet, controle de abordagens de veículos nas baias, preenchimento correto do Auto de Infração de Trânsito (AIT), além de conhecimentos e interpretações das leis que compõe o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Após a parte teórica do treinamento os agentes e auxiliares de trânsito foram para a rua simular uma operação Lei Seca Presente para avaliar o aprendizado e sanar as dúvidas que surgiram durante a simulação da operação.

Além do diretor de Fiscalização, Welton Ribeiro, o treinamento contou também com a participação da coordenadora do Renainf, Samia de Lima Almeida, do auxiliar em fiscalização de trânsito, Joe Araújo dos Santos e do agente de trânsito, Johelyton Hartmann Saldanha que revezaram nas aulas teóricas e práticas onde foram abordados temas como: manuseio correto do etilômetro, utilização e higienização do aparelho, manual do usuário, onde foi abordada a forma correta de tratar o cidadão durante a abordagem, preenchimento de auto de infração, além de outros temas relacionados a operação Lei Seca.

Participaram da capacitação servidores da Regional de Ariquemes, que abrange ainda os municípios de Rio Crespo e Cacaulândia.

Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano

Distritos, Economia, Educação, Empresas, Fiscalização, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Trânsito, Transporte