26/04/2024

ATENDIMENTO

Agência Transfusional implantada no Heuro de Cacoal já atendeu mais de mil pacientes

06 de maio de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Nos primeiros quatro meses de 2021, 733 bolsas atenderam 334 pacientes internados no Heuro de Cacoal

No início de 2020, o Governo de Rondônia implantou no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro) uma Agência Transfusional. Trata-se de unidade hemoterápica que tem como função armazenar sangue e seus hemoderivados, realizar exames e liberar os produtos sanguíneos para transfusões na própria unidade hospitalar.

Apenas em 2020, 934 pessoas foram beneficiadas e um total de 2.218 bolsas foram transfundidas. É preciso levar em consideração que um paciente pode precisar de diversas bolsas ao longo do seu tratamento. “A Agência Transfusional dentro do Heuro é fundamental, primeiro por causa das situações de emergências, grandes traumas, pacientes que evoluem para hemorragias. Nesse sentido, o principal motivo é garantir a rapidez no atendimento de situações de emergência, que normalmente precisam do suporte hemoterápico”, destaca a coordenadora da Agência Transfusional, Sheila Carminati de Lima Soares.

Já nos primeiros quatro meses de 2021, 733 bolsas atenderam 334 pacientes internados no Heuro de Cacoal. “Neste ano, já houve casos em que um único paciente necessitou de mais de 30 bolsas. Um senhor internado com cirrose hepática alcoólica recebeu, entre os dias 13 e 28 de abril, 34 bolsas”, contou o técnico em laboratório, Robcharles Rodrigues de Oliveira.

Vale ressaltar também que uma bolsa de sangue fornecida por um doador é dividida em hemocomponentes que podem salvar a vida de até quatro pessoas. São produtos gerados um a um por meio de processos físicos, centrifugação e congelamento, e incluem concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco e crioprecipitado.

Além das emergências, conforme explicou a coordenadora da Agência Transfusional, muitos outros pacientes necessitam destes hemocomponentes para complementar o tratamento. “Nós temos muitos pacientes que precisam de tratamento, não urgente, de sangue. São pacientes de oncologia, da clínica médica, que muitas vezes tem doenças hematológicas. Então a terapia hospitalar não pode ser desvinculada da questão da terapêutica sanguínea. E a Agência, que funciona na unidade hospitalar, agiliza esses processos”, explica a coordenadora Sheila.

Entre os pacientes atendidos pela Agência estão os acometidos pela covid-19

Entre os pacientes que necessitam de hemoterapia, a coordenadora da Agência Transfusional cita também os que estão acometidos pela covid-19. “Em muitos casos o sangue é essencial, pois ele recupera tanto questões de anemia grave, como distúrbio de coagulação, baixas de plaquetas. Pacientes graves, inclusive de covid-19 estão usando muito sangue. Eles permanecem muito tempo internados e acabam se debilitando demais. Então chega um momento da internação que eles precisam receber sangue. Eu sou suspeita em falar, mas sangue é vida”, finalizou.

É importante ressaltar ainda, que antes da transfusão de qualquer um dos hemocomponentes, é feita uma série de exames conhecidos como imuno-hematológicos pré-transfusionais, entre eles estão: tipagem ABO, fator Rh, prova de compatibilidade e pesquisa de anticorpos irregulares. Todos esses exames são feitos pela equipe de profissionais da Agência Transfusional do Heuro em Cacoal, composta por biomédicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e técnicos em laboratório. A equipe conta ainda com o apoio técnico do Hemocentro Regional de Cacoal e do Hemocentro Coordenador em Porto Velho, por meio de equipes multiprofissionais compostas por gestores, hematologistas, bioquímicos, biomédicos e enfermeiros.

LOCAIS PARA DOAÇÃO DE SANGUE:

– Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) – Porto Velho

Rua Benedito de Souza Brito, s/nº, Setor Industrial

Telefones (69) 3216-2234/2204 ou 0800 642 5744

– Hemocentro de Cacoal

Av. Malaquita, s/nº – bairro Josino Brito – Ao lado do Hospital Regional

– Hemocentro de Ariquemes

Rua: Cassiterita, nº 3613 – Centro

– Hemocentro de Ji-Paraná

Rua: Vilagran Cabrita, nº 1440 – Centro

– Hemocentro de Rolim de Moura

Av. Cuiabá nº 5424, bairro Planalto ao lado do Hospital Municipal

– Hemocentro de Vilhena

Av. Jô Sato, nº 405 – bairro Nova Vilhena.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin