Governo de Rondônia
27/04/2024

SEGURANÇA

Acordo amplia prazo para regularização de veículos que atuam no transporte escolar em Rondônia

08 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Empresas que prestam o serviço de transporte escolar ganham prazo para se adequarem à Resolução nº 916 de 2022 do Contran

Ampliando prazos para que empresas que prestam o serviço de transporte escolar em Rondônia se adequem à Resolução Nº 916, de 28 de março de 2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) assinou com o Ministério Público de Rondônia (MPRO) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) na segunda-feira (5). A medida atende à uma demanda da Associação das Empresas de Transporte Escolar e visa garantir que a regularização documental dos veículos não atrapalhe o transporte dos alunos, neste início do ano letivo.

Segundo o diretor-geral do Detran/RO, Léo Moraes, “buscamos junto ao MP a elaboração do TAC para que a regularização documental dos veículos não atrapalhasse o transporte dos alunos, nesta volta às aulas, garantindo que a frota de quase dois mil veículos continue em operação, evitando assim, a paralisação do serviço e o prejuízo para os alunos”, ressaltou.

Com a assinatura do TAC, as empresas de transporte escolar contratadas pela administração pública terão prazos diferenciados, de março a outubro de 2024, de acordo com o algarismo final da placa do veículo, para regularizar a documentação.

O TAC foi assinado na segunda-feira (5) pelo Detran e MPRO

O diretor Técnico de Veículos (DTV), Tiago Costa destacou que, a Resolução trata de uma questão documental que não interfere na segurança dos alunos, já que a exigência se refere à regularização da carroceria, obtenção do Certificado de Segurança Veicular (CSV) e alteração de característica/troca de carroceria junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia. “Essa regularização será verificada na vistoria semestral, realizada pelo Detran/RO, sem comprometer a segurança do transporte escolar”, frisou.

O TAC define que o Estado, os municípios e as empresas de transporte escolar são responsáveis por garantir que todos os veículos utilizados no serviço estejam em conformidade com a Resolução nº 916. O não cumprimento das exigências implicará em multa.

O acordo firmado entre o Detran/RO e o MPRO demonstra o compromisso das instituições com a segurança e eficiência do transporte escolar em Rondônia.

SISTEMA INFORMATIZADO

O Detran/RO desenvolverá e disponibilizará, em até 30 dias, um sistema informatizado para acompanhar e fiscalizar o cumprimento do TAC por parte dos municípios e das empresas. O sistema também permitirá a fiscalização do cumprimento do art. 136 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata da obrigatoriedade da vistoria semestral dos veículos de transporte escolar.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Ésio Mendes, Daiane Mendonça e Anderson Parente
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Direitos, Economia, Educação, Empresas, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Legislação, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo