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04/11/2024

CAPACITAÇÃO

Acolhimento e Amor: A nova cara do serviço público em Rondônia

13 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O encontro capacita os profissionais para a oferta de um serviço público de qualidade

Ser bem atendido, obter as informações necessárias com rapidez, e tudo isso com um sorriso no rosto, são atitudes simples do dia a dia que transformam e geram gentileza, e é esse diferencial que o governo está alcançando. O tema foi discutido no 8º Encontro de Ouvidores e Interlocutores do Estado, realizado nesta sexta-feira (13), no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e reuniu ouvidores de órgãos do estado, secretarias e subsecretarias, que analisa como o usuário tem avaliado o serviço público ofertado.

Segundo o ouvidor interino Geral do Estado, João Bosco, o encontro vai além de uma troca de experiências e informações, ele capacita os profissionais e aperfeiçoa os serviços prestados.

“É um pedido do governador que o cidadão, nosso maior cliente, tenha um atendimento de excelência, que seja ouvido e veja resultados. E é isso que passamos em nossos encontros, com base em estatísticas, dados e avaliações”, destacou.

TRANSPARÊNCIA

Um ponto forte do encontro é a participação de autoridades públicas. A secretária adjunta Maria Conceição Alves, da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), ressaltou a importância dos dados e da interação dos órgãos. “Esse encontro acontece mensalmente, o que permite ver de perto os resultados. A ouvidoria precisa exatamente disso, passar credibilidade ao cidadão”.

A Ouvidoria é um canal aberto a todos aqueles que desejam fazer solicitações, reclamações e elogios aos serviços ofertados. É a voz da população, que possibilita aos gestores aplicar mudanças com base nas análises dos resultados. “Ter a prestação de um bom serviço público é um direito do cidadão e está previsto na Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, avaliou o ouvidor João Bosco.

PEQUENAS AÇÕES, GRANDES RESULTADOS

Anes Bele já distribuiu mais de 3 mil mensagens a servidores e visitantes do CPA

No encontro, a estagiária Anes Bele relatou a experiência de um ato simples que tem mudado a receptividade de quem trabalha, ou visita o Palácio Rio Madeira. A jovem perdeu a mãe recentemente e achou importante retribuir amor gratuitamente a qualquer pessoa que passa por ela. Por isso teve a ideia de imprimir mensagens evangélicas de amor, carinho e motivação, e distribuir junto com um bombom. A atitude chamou a atenção do governador do estado, Coronel Marcos Rocha, que apoiou a ação.

Segundo a jovem, atualmente mais de 3,5 mil pessoas já receberam as mensagens. “Nós estamos no mês de prevenção ao suicídio e me sinto honrada por fazer o dia de alguém um pouco melhor. Cada vez que distribuo as mensagens oferto e recebo um imenso carinho”. Para ela receber o apoio do próprio governador, vai de encontro com o que acredita “Esse é um novo governo, são novas mudanças e novos caminhos”, relatou emocionada a estagiária.

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Fonte
Texto: Anayr Celina
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

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