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22/12/2024

MODELO

Ações na construção de um serviço público de qualidade são destacadas pelo Detran-RO durante “Ouvidoria Day”

18 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A Ouvidoria do Detran-RO compartilhou exemplos de boas práticas no evento “Ouvidoria Day”, em Porto Velho

A Ouvidoria-Geral do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) participou, na sexta-feira (15), do evento anual em alusão ao Dia do Ouvidor, comemorado no dia 16 de março. Denominado “Ouvidoria Day”, o evento aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) em Porto Velho, e foi coordenado pela Rede Estadual de Ouvidorias (Reouv).

Desde maio de 2023, a Ouvidoria tem realizado diligências educacionais com servidores, estagiários e colaboradores, promovendo o diálogo e a transparência na gestão pública. As iniciativas visam a melhoria na prestação de serviços públicos de qualidade, com foco na redução de gastos e geração de satisfação à sociedade, promoção de um ambiente de trabalho saudável e livre de assédio, e aproximação da Ouvidoria com a população rondoniense.

A ouvidora-geral do Detran-RO, Hellen Florêncio apresentou aos participantes do “Ouvidoria Day”, o modelo de excelência em gestão e participação social. “As ações inovadoras da instituição têm sido reconhecidas pela população e pelas autoridades. A Ouvidoria tem sido frequentemente elogiada pela transparência, acessibilidade e compromisso com a qualidade dos serviços prestados”, pontuou.

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O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou que as ações da Ouvidoria refletem o compromisso com a prestação de serviços, com foco na inovação e eficiência no atendimento ao público. “A Ouvidoria Detran- RO é, sem dúvidas, um canal onde os cidadãos podem enviar sugestões, elogios, reclamações, denúncias e informações. É uma ferramenta essencial para aprimorar os serviços e garantir uma comunicação efetiva entre o órgão e a população”, salientou.

O diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes destacou que, o sucesso da Ouvidoria da Autarquia tem servido de modelo para outras instituições públicas, que buscam aprimorar a gestão e fortalecer a participação social. “A Ouvidoria demonstra que, com diálogo, transparência e ações inovadoras, é possível construir um serviço público de qualidade que atenda às necessidades da população. É importante evidenciar que, o ouvidor é um profissional importante na comunicação entre a sociedade e a administração pública, por isso parabenizamos o trabalho da ouvidora-geral”, ressaltou.

AÇÕES

Entre as principais ações da Ouvidoria, destacam-se:

  • Campanhas de Combate ao Assédio Moral e Sexual: conscientização sobre a importância de um ambiente de trabalho seguro e livre de qualquer tipo de assédio;
  • Ouvidorias Itinerantes: aproximação da Ouvidoria da população, possibilitando o acolhimento de demandas e sugestões de forma presencial em diferentes regiões do Estado;
  • Concurso Ciretran Nota 10: incentivo à excelência no atendimento ao público, premiando as Ciretrans que se destacam na prestação de serviços;
  • Pesquisas e monitoramento da qualidade do atendimento: avaliação contínua dos serviços prestados pelo Detran-RO, com base na percepção do público;
  • Conscientização dos gestores quanto aos indicadores coletados pela Ouvidoria: aprimoramento da gestão pública com base em dados concretos;
  • Visitas às Ciretrans e Postos Avançados: escuta individualizada das demandas da população e identificação de pontos de melhoria; e
  • Palestras direcionadas ao Combate e Prevenção de Assédio Moral e Sexual: promoção de um ambiente de trabalho ético e respeitoso.

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Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Jéssica Raiza Sarmento Martins
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cerimônia, Cidadania, Direitos, Educação, Evento, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Legislação, Municípios, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


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