Governo de Rondônia
27/04/2024

JANEIRO BRANCO

Ações em unidades prisionais promovem o cuidado com a saúde mental e emocional, na Capital

24 de janeiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Em alusão ao Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização da saúde mental e emocional, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) realiza nos dias 24, 25 e 26, ações dentro de unidades prisionais da Capital, tendo como público-alvo, privados de liberdade que participarão de atividades de psicoeducação, oficinas lúdicas e palestras sobre valorização à saúde mental.

O primeiro dia da ação foi realizado na quarta-feira (24), na Penitenciária Estadual Feminina Suely Maria Mendonça, tendo a participação de 62 reeducandas. Nesta quinta-feira, o evento acontece na Penitenciária Edvan Mariano Rosendo e segue, com realização na sexta-feira (26), na Penitenciária de Médio Porte.

A ação é executada pela Gerência de Reinserção Social da Sejus, por meio do Núcleo de Atenção às Mulheres em Situação de Privação de Liberdade e Egressos do Sistema Prisional, Grupos Específicos e População LGBTQIAP+ (Nuamsp), tendo como palestrantes os acadêmicos de psicologia David Lucas e Priscila Chixaro.

Estiveram presentes no evento a conselheira Estadual de Saúde, coordenadora da Comissão de Saúde da Mulher e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Denise Limeira; e a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do município de Porto Velho, Miriam Pereira Mateus, que pontuou que a ação é importante para que as privadas de liberdade tenham consciência dos cuidados com a saúde mental, identificando traços de transtornos psicológicos e psiquiátricos, entendendo que são doenças e devem ser tratadas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Taiana Mendonça
Fotos: Jéssie Dias
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo