01/05/2024

EDUCAÇÃO

Ações educativas de trânsito realizadas pelo Detran marcam o final de semana em Porto Velho

19 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Professora Taiane Cortês recebeu orientação sobre segurança no trânsito

Com o objetivo de cumprir o compromisso de reduzir em pelo menos 50% as mortes no trânsito brasileiro até 2028, como está estabelecido no  Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia tem intensificado suas ações educativas, e neste final de semana, em Porto Velho realizou a ação “Motorista Camarada” e passeio ciclístico, conscientizando a população sobre a importância de obedecer às leis de trânsito para salvar vidas.

MOTORISTA CAMARADA

Com duas equipes por noite, voluntários da Escola Pública de Trânsito – EPT, estiveram na sexta-feira (16) e no sábado (17), em bares e pontos de festas juninas da Capital sensibilizando as pessoas sobre os riscos de misturar álcool e direção veicular, incentivando que entre o grupo de amigos, escolham um para não beber e ser o “motorista camarada”.

Abordada em uma festa junina, a professora Taiane Cortês recebeu orientações sobre direção segura do voluntário Adil Miranda. “Dirigir com atenção, utilizando os acessórios de segurança, mantendo uma distância segura do outro veículo dentro da velocidade estipulada da via é uma forma de garantir a segurança de todos que estão no veículo”, pontuou Adil Miranda.

Taiane Cortês lembrou que, mesmo que não se faça uso do álcool, os motoristas que estão frequentando as festas precisam conduzir seus veículos de forma defensiva. “Assim ficamos atentos às condições adversas no trânsito e conseguimos evitar sinistros apesar das ações incorretas de outros condutores”, destacou a professora.

Na ação “Motorista Camarada”, voluntários da EPT visitaram nos dois dias, 25 bares e pontos de festas, alcançando um público de 14.647 pessoas.

Para o governador Marcos Rocha, formar cidadãos conscientes e que valorizam o respeito, a cordialidade, a empatia e responsabilidade, é o objetivo da educação para o trânsito. “As ações educativas do Detran ensinam as regras, os direitos e os deveres de quem participa do trânsito, buscando promover mudanças sociais que possam evitar sinistros de trânsito de várias intensidades”, pontuou.

Passeio ciclístico mobilizou servidores do Detran e sociedade

PASSEIO CICLÍSTICO

A Diretoria de Gestão de Pessoas – DIGP do Detran/RO realizou na tarde do sábado (17), um passeio ciclístico para os servidores da Autarquia e população em geral. O evento foi realizado em parceria da Escola Pública de Trânsito – EPT, a Diretoria Técnica de Ações de Trânsito – Dtfat, e ainda o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar – BPTran, a  Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – Semtran, e a Federação de Ciclismo de Rondônia – Fecro.

Com concentração na Praça das Três Caixas d’Água, em média, 120 ciclistas se deslocaram para o Espaço Alternativo de Porto Velho, e no local, realizaram atividades educativas de trânsito. Houve sorteio de brindes, apresentação e orientação sobre segurança nos trânsito para os participantes.

O diretor do Detran, Léo Moraes, parabenizou a todos os envolvidos nas ações, que além de promover a interação dos servidores, apresentou à sociedade um momento de reflexão de que todos fazem parte do trânsito. “É fundamental que todos conheçam e respeitem as regras de trânsito, que foram criadas para dar  segurança. No trânsito, escolha a vida”, enfatizou.

Texto: Jarlana Davy
Fotos: Jarlana Davy e Anderson Parente

Cidadania, Economia, Educação, Esporte, Evento, Fiscalização, Governo, Infraestrutura, Lazer, Legislação, Meio Ambiente, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Trânsito