Governo de Rondônia
28/04/2024

OUTUBRO ROSA

Ações de prevenção ao câncer incentivam servidores à realização de exames preventivos

19 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres em todo o mundo

Com um efetivo de 847 empregados, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater/RO reforça a necessidade de conscientização e promoção à saúde, e incentiva homens e mulheres na prevenção e detecção precoce do câncer. A mobilização faz parte do movimento internacional que tem o Outubro Rosa dedicado à prevenção de câncer de mama em mulheres, e Novembro Azul, que alerta os homens na prevenção do câncer de próstata. Por meio de palestras organizadas pela Autarquia e entidades parceiras, os empregados da Emater-RO têm a oportunidade de adquirir mais conhecimentos e realizar exames que poderão fazer a diferença no tratamento e na cura, caso a doença seja detectada.

Dados do Instituto Nacional de Câncer – Inca, apontam que o câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres em todo o mundo, e ocupa a primeira posição em mortalidade entre mulheres brasileiras. Já o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás somente do câncer de pele não melanoma. “Por isso, é fundamental que nós, enquanto gestores, possamos levar essa preocupação aos nossos colaboradores e incentivá-los na participação de encontros e palestras educativas e preventivas”, disse o diretor-presidente da Emater/RO”, Luciano Brandão.

A realização de exames preventivos é muito importante para detecção precoce da doença

São várias as secretarias governamentais que estão se mobilizando nessa luta de prevenção contra o câncer e a Emater/RO tem recebido pedidos de apoio para incentivar seus empregados a participarem de palestras educativas sobre o tema. Um exemplo disso, foi a visita da equipe do Departamento Estadual de Trânsito – Detran/RO, que levou um convite para as palestras que serão realizadas no dia 23, no Palácio das Artes, em Porto Velho, com orientações, serviços de bem-estar e testes rápidos de hepatites B e C, HIV, sífilis e glicemia.

A Emater/RO também estará realizando um momento de reflexão à saúde, com palestra do oncologista clínico do Hospital São Pelegrino, Peter Felipe, na segunda-feira (23), às 8h30. No dia 30 de outubro, a palestrante é a urologista do Hospital de Amor, Raphaela Gazzoli. As palestras vão acontecer presencialmente, na sede da Emater/RO, em Porto Velho. No dia 1º de novembro, será realizada uma ‘live’ com o cirurgião oncologista do Hospital de Amor, Potthyer Vieira Rocha, que abordará o tema “Saúde masculina com foco na prevenção do câncer da próstata”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes, Walteir Costa e Sarah Silva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo