Governo de Rondônia
27/04/2024

FISCALIZAÇÃO

Ações de fiscalização resultam na redução de embriaguez ao volante no período do Carnaval

21 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O Detran Rondônia realizou 97 ações de fiscalização durante o Carnaval

Com objetivo de coibir o aumento do número de sinistros de trânsito relacionados à combinação de bebida alcoólica e direção veicular, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) intensificou durante o período de Carnaval, de 2 a 18 de fevereiro,  as ações Operação Lei Seca; Operação de Fiscalização Convencional; Patrulhamento Viário; Operação Duas Rodas, Uma Vida!, além de apoio operacional e logístico nas atividades educativas.

Conforme a Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat), foram realizadas  97 operações executadas nas regionais da Autarquia em Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena. Para o diretor Técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito, Brenno Dionízio “todas as ações visavam o combate à prática da direção veicular sob alcoolemia, ofertando à sociedade segurança no trânsito durante as festividades carnavalescas, totalizando 4.251 abordagens, com registro de 137 condução sob influência de álcool, e outras 234 ocorrências por falta de habilitação”, informou.

As operações da Dtfat contaram com o apoio da PMRO e PC

REDUÇÃO

O diretor-geral do Detran/RO, Léo Moraes destacou que, “neste ano, uma força tarefa de ações da Dtfat, Escola Pública de Trânsito (EPT), com apoio da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e Polícia Civil (PC) colaboraram para uma redução geral de 59% de condutores sob influência de álcool, conforme Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), proporcionalmente ao número de veículos abordados, dos quais observa-se uma redução geral de 54% no índice de crimes vinculados ao Artigo 306. Unimos forças e organizamos ações, objetivando salvar vidas, e estamos felizes com a conquista”, frisou.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, garantir a segurança no trânsito por meio de policiamento e fiscalização, é uma importante atribuição do Detran Rondônia. “A Operação Lei Seca é uma ferramenta para salvar vidas. O Governo tem intensificado as ações educativas e investimentos, quanto à segurança, ponto essencial para manutenção da paz no trânsito”, salientou.

CTB
Desde 2012, o Artigo 306 do CTB define como conduta criminosa conduzir veículo com mais de 0,3 mg de álcool por litro de ar alveolar ou 6 dg de álcool por litro de sangue ou com a capacidade psicomotora alterada por outra substância psicoativa.

PNATRANS
As ações de fiscalização do Detran fazem parte do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), criado pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Anderson Parente
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cidadania, Direitos, Economia, Educação, Evento, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Lazer, Legislação, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo