Governo de Rondônia
25/04/2024

PREVENÇÃO

Ações da campanha de combate às queimadas em Rondônia são discutidas com órgãos de controle ambiental

24 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

 

Alternativas para desenvolver ações de educação ambiental de prevenção e combate às queimadas foram apresentadas

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), sob a direção da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceeam), se reuniu na última terça-feira (22), em Nova Mutum, com representantes da Associação do Observatório Ambiental de Jirau, e demais órgãos ligados nas atividades de prevenção e combate às queimadas como: a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para alinhamento das atividades contra as queimadas no Estado. A reunião foi organizada pela Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental de Jirau (Cooprojirau).

Alinhamento fortalece as ações do plano de combate às queimadas

A coordenadora de Educação Ambiental (Ceam), Maricélia Cantanhêde, salientou que os trabalhos desenvolvidos pela Ceam são guiados pelo Plano de Prevenção e Combate às Queimadas, elaborado em parceria com o Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), Defesa Civil, Centro Nacional de prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

Maricélia explicou que a coordenadoria trabalha com esse plano dividido em duas etapas: fase 1- sensibilização e fase 2-fiscalização. “Na primeira são trabalhadas as ações que conscientize a população, como pit stops, blitzes educativas, lives temáticas, entre outras atividades. Na segunda fase serão realizadas ações de fiscalização preventiva de combate às queimadas e incêndios, com o objetivo de reduzir o número de queimadas no período de estiagem”.

Foram abordadas ainda, alternativas de união entre os órgãos, afim de que as atividades de educação ambiental atendam todo o território rondoniense, fazendo com que o objetivo do Plano de Prevenção e Combate às Queimadas seja alcançado com êxito.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lívia Balbino Guimarães
Fotos: Lívia Balbino Guimarães
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Meio Ambiente


Compartilhe


Pular para o conteúdo