Governo de Rondônia
27/04/2024

EDUCAÇÃO

Ação lúdica de trânsito para estudantes do Projeto Voar reforça ação com Educação e Segurança

11 de dezembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Mascotes do Detran/RO em apresentação lúdica para as crianças do Projeto Voar da Sesdec

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) realizou ações lúdicas sobre o trânsito em Porto Velho, na sexta-feira (8). As atividades contaram com a participação dos palhaços Cadeirinha e a interlocutora Rosinha, acompanhados pelos divertidos bonecos Bacabalense, Vidinha e Ligadinho, que desempenharam um papel importante, cativando a atenção do público presente, as quais foram direcionadas às crianças do Projeto Voar, e populares que visitaram um shopping da zona Leste, na Capital.

A diretora da Escola Pública de Trânsito (EPT), Junaia Freitas Silva explicou que, as ações educativas visam a construção de um trânsito mais seguro e responsável em nosso Estado. Nas abordagens, a equipe distribuiu materiais educativos, incluindo folders informativos, com o objetivo de contribuir para a formação de condutores mais conscientes. “É gratificante ver os impactos da abordagem lúdica junto aos estudantes e à população de forma geral. Além de informar, as ações educativas inspiram conscientização que asseguram um trânsito de paz”, ressaltou.

PROJETO VOAR

Pit Stop realizado em shopping de Porto Velho

O Projeto Voar destaca-se em promover a inclusão social,  através do esporte, divulgando o direito de todos à educação, incluindo pessoas com deficiência. As atividades esportivas oferecidas, como natação, jiu-jitsu e futebol, beneficiam crianças entre 9 e 15 anos, matriculadas em escolas públicas, garantindo acesso, participação e permanência.

Todas as aulas são realizadas na  Gerência de Aviação do Estado (Gave), localizada na Avenida Amazonas,  N° 8.371, Bairro Escola de Polícia, em Porto Velho. O professor Jeferson Gomes, informou que, o projeto acontece três vezes por semana e em dois turnos, e as aulas são conduzidas por profissionais e professores de educação física contratados pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec),  proporcionando inclusão e integração social de qualidade.

“Participar dessa iniciativa é uma oportunidade única de promover inclusão social por meio do esporte. Hoje, com as atividades do Detran/RO, é recompensador ver o entusiasmo das crianças durante as atividades. Estamos construindo não apenas atletas, mas cidadãos inclusivos e integrados”, salientou Jeferson Gomes.

Para o diretor-geral do Detran/RO, Léo Moares, “as crianças levam informações relevantes sobre a conduta que deve ser adotada no trânsito. Ações como essa são importantes para que fiquem bem informadas sobre um trânsito compartilhado de atitude respeitosa”, ressaltou.

Após a ação educativa com alunos do Projeto Voar, a equipe do Detran/RO também realizou pit stop em um shopping na zona Leste de Porto Velho, abordando consumidores e distribuindo folders e orientações sobre a segurança no trânsito, reforçando o compromisso contínuo com a educação e conscientização da comunidade.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Miro Costa
Fotos: Miro Costa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Cidadania, Direitos, Economia, Educação, Esporte, Evento, Fiscalização, Governo, Legislação, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo