09/08/2024

SOLIDARIEDADE

Ação itinerante de coleta de sangue acontece nos dias 2 e 3 de agosto, no município de Costa Marques

01 de agosto de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Para reforçar o estoque de sangue na hemorrede estadual, a ação “Fhemeron Itinerante”, do governo de Rondônia, chega ao município de Costa Marques, na região do Vale do Guaporé. As coletas iniciam nesta sexta-feira (2), das 13h às 18h da e no sábado (3), das 7h às 17h30. O local para o procedimento será na Câmara Municipal, localizada na Avenida Chianca, nº 1.386, Bairro Centro.

A iniciativa, coordenada pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), designou equipes de técnicos do hemocentro regional de Rolim de Moura para missão, com o objetivo de coletar mais de 200 bolsas do insumo.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação garante o trabalho em prol do direito ao acesso à saúde. “A população já reconhece a importância da doação de sangue e sua contribuição para salvar a vida de muitas pessoas, a partir de inúmeros procedimentos médicos nos quais pode ser utilizada,”pontuou.

CRONOGRAMA DE COLETA

O governo do estado vem realizando desde janeiro, ações intensificadas nos 52 municípios para evitar escassez de sangue na hemorrede. A população pode conferir os próximos dias de ação itinerante, que vão ocorrer ainda no mês de agosto, de acordo com o cronograma a seguir:

• 9 e 10 de agosto – Alvorada do Oeste
  • 16 e 17 de agosto – Ouro Preto do Oeste / Colorado do Oeste
  • 23 e 24 de agosto – Ministro Andreazza / Machadinho d’Oeste
  • 30 e 31 de agosto – Guajará-Mirim

COMO DOAR?

Tornar-se um doador de sangue é sinônimo de solidariedade, e quem quiser fazer parte deste ato, pode procurar um hemocentro mais próximo ou verificar se a coleta itinerante do governo está acontecendo na cidade onde mora. Além disso, é essencial que o interessado saiba sobre os critérios estabelecidos para o processo de doação, como impedimentos temporários e permanentes. Antes do ato de coleta, o voluntário passa primeiro por um cadastro, entrevistas e exames, até chegar na etapa final.

Critérios estabelecidos para realização dos procedimentos:

• Estar bem de saúde e alimentado;
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade (16 e 17 anos com autorização dos pais);
  • Pesar 50 kg ou mais;
  • Apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial;
  • Dormir por pelo menos oito horas no dia anterior à doação;
  • Não fumar por pelo menos duas horas anteriores ao momento da doação;
  • Tomar um café da manhã leve;
  • Homens podem doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses);
  • Mulheres podem doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses).

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Jackson Vicente
Fotos: Frank Néry

Alvorada do Oeste, Cidadania, Colorado do Oeste, Costa Marques, Governo, Governo Fez e Faz, Guajará-Mirim, Guajará-Mirim, Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Ouro Preto do Oeste, Políticas Públicas, Região Vale do Guaporé, Rolim de Moura, Rolim de Moura, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade